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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39687
Tipo: | Tese |
Título: | A formação continuada de professores em parceria com os gestores: relações andragógicas |
Autor(es): | Silva, Fábio Anderson de Assumpção |
Primeiro Orientador: | Masetto, Marcos Tarciso |
Resumo: | Sempre que se fala em formação continuada de professores, comumente a gestão escolar e os professores direcionam suas perspectivas para a formação pedagógica; o uso de novas tecnologias de informação e de comunicação e a retomada de conteúdos disciplinares, deixando de lado as interações, as integrações, as socializações, as trocas de experiências e tantas outras ações que são essenciais para a aprendizagem entre adultos. Sendo assim, este trabalho visa apresentar os conceitos de formação de professores e de gestão escolar, defendidas por Masetto (2018), Libâneo (2012), Imbernóm (2010), Feuerstein (1990) e Luck (2010), entre outros, e integrá-las com a Andragogia, que segundo Knowles (2009), é uma ciência que estuda a educação de adultos. Para realizar este trabalho de pesquisa se opta pela pesquisa qualitativa, iniciando com uma pesquisa-formação, passando pela pesquisa bibliográfica e terminando com a análise documental das pautas formativas das reuniões de formações continuadas de professores, em uma unidade escolar do município de São Paulo. Realizada a pesquisa, constatou-se que a Andragogia favorece a parceria entre gestores e professores na construção de um trabalho participativo, colaborativo e significativo de formação continuada de professores |
Abstract: | Whenever there is talk of continuing teacher education, school management and teachers commonly direct their perspectives to pedagogical training; the use of new information and communication technologies and the resumption of disciplinary content, leaving aside interactions, integrations, socializations, exchanges of experiences and so many other actions that are essential for learning among adults. Thus, this work aims to present the concepts of teacher training and school management, defended by Masetto (2018), Libâneo (2012), Imbernóm (2010), Feuerstein (1990) and Luck (2010), among others, and integrate them with Andragogy, which according to Knowles (2009), is a science that studies adult education. To carry out, this research work qualitative research is chosen, starting with research-training, passing through bibliographic research and ending with the documental analysis of the training guidelines of the meetings of continuing teacher training in a school unit in the city of São Paulo. After the research, it was found that Andragogy favors the partnership between managers and teachers in the construction of a participatory, collaborative and significant work of continuing teacher education |
Palavras-chave: | Professores Gestão escolar Parceira Relações andragógicas Teachers School management Partner Andragogical relationships |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Fábio Anderson de Assumpção. A formação continuada de professores em parceria com os gestores: relações andragógicas. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39687 |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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