REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorThiele, Estelita de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863449771049420pt_BR
dc.contributor.advisor1Palo, Maria José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4546352127484368pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T14:39:51Z-
dc.date.available2023-10-18T14:39:51Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationThiele, Estelita de Oliveira. Ver, ver-me, vermelho: a constelação poética do amar-go de Bartolomeu Campos de Queirós. 2023. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39683-
dc.description.resumoEsta investigação tem por objetivo estudar como o plano da expressão narrativa no romance Vermelho amargo (2011), de Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012), constrói o tempo-espaço para além da imagem vermelho, na equação ver + ver-me. Parte-se de duas hipóteses, a primeira pressupõe que a narrativa constitui um medium de reordenação espaço-temporal da memória no tempo presente, em que o significante poético vermelho (adjetivo e substantivo) tem a função de compor o corpo metodológico e estético da narrativa, e a segunda postula que os hiatos instaurados nos procedimentos literários arquitetados no romance medeiam representações que são construídas a partir de conexões, disjunções e combinações que potencializam a iconicidade da enunciação. A fundamentação teórica que aporta respostas ao problema da pesquisa inclui estudos acerca dos limites tênues existentes entre os textos autobiográficos e os textos ficcionais e da questão do potencial icônico da imagem do vermelho e sua participação na construção estética da narrativa, além de reflexões sobre a ordenação temporal da memória. A pesquisa se propõe, ainda, à verificação dos procedimentos literários e à identificação das formas pelas quais as representações são mediadas. Esta investigação fundamenta-se em abordagem qualitativa, de natureza básica, exploratória, descritiva e de cunho bibliográfico. Os métodos utilizados são o analítico e hipotético-dedutivo. Os resultados obtidos nesta investigação apontam para Vermelho amargo como sendo a transposição de uma realidade externa a uma realidade artística, a partir de procedimentos que evidenciam a imagem do vermelho como eixo condutor da narração. Há uma reordenação do passado, à distância do ocorrido, resultando em uma perspectiva renovada, na qual escapa ao narrador a experiência em si do passado. O modelo comunicacional textoleitor demanda uma leitura de projeções associativas que formam um arquisema poético queirosianopt_BR
dc.description.abstractThis investigation aims to study how the narrative expression in the novel Vermelho Amargo (2011), by Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012), constructs timespace beyond the red image, in the equation “ver + ver-me”. It stems from two hypotheses, the first assumes the narrative constitutes a medium of space-time reordering of memory in the present time, in which the red poetic signifier (adjective and noun) has the function of composing the methodological and aesthetic body of the narrative, and the second postulates the gaps established in the literary procedures devised in the novel mediate representations that are constructed from connections, disjunctions and combinations that enhance the iconicity of the enunciation. The theoretical foundation that provides answers to the research problem includes studies about the tenuous lines existing between autobiographical texts and fictional texts. This analysis proposes the verification of literary procedures and the identification of the ways in which these representations are mediated. This investigation is based on a qualitative approach of a basic, exploratory, descriptive, and bibliographical nature. The methods used are analytical and hypothetical deductive. The results obtained in this investigation point to Vermelho amargo as being the transposition of an external reality to an artistic reality, based on procedures showing the image of red as the guiding axis of the narration. There is a reordering of the past, at a distance from what happened, resulting in a renewed perspective, with the experience of the past escaping the narrator. The text-reader communicational model demands a reading of associative projections forming a queirosian poetic archisemen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBartolomeu Campos de Queiróspt_BR
dc.subjectVermelho amargopt_BR
dc.subjectMediumpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArquisemapt_BR
dc.subjectBartolomeu Campos de Queirósen_US
dc.subjectBrazilian literatureen_US
dc.subjectVermelho amargoen_US
dc.subjectMemoryen_US
dc.subjectArchisemen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleVer, ver-me, vermelho: a constelação poética do amar-go de Bartolomeu Campos de Queiróspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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