REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39671
Tipo: Tese
Título: Ler para compreender no mundo digital: compreensão e metacompreensão em papel e tela
Autor(es): Silva, Caroline Campos Rodrigues da
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Nas últimas duas décadas, os recursos digitais passaram a reconfigurar o cenário em que a leitura é acessada e passaram a ter um papel fundamental na cultura e em nossa sociedade. Cada vez mais, laptops, tablets e celulares são usados em contextos diários, inclusive na escola. A presença das telas está modificando a maneira como as pessoas compartilham, consomem e criam conhecimentos, de modo a afetar o desenvolvimento social, cultural e as competências educacionais de seus usuários. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as diferenças na compreensão e metacompreensão entre a leitura realizada em papel e a leitura realizada em tela. Participaram desta pesquisa 50 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças leram dois textos curtos, um de gênero informativo e outro de gênero narrativo, estimaram a compreensão de sua leitura em cada um dos textos e, em seguida, responderam a um teste de compreensão de leitura nas duas condições: papel e tela. Os resultados sugeriram vantagem do material impresso (papel) no que diz respeito à compreensão de leitura. Os indicadores de metacompreensão mostraram que as crianças julgaram compreender melhor quando liam em tela do que no papel, o que não corresponde com os resultados das provas de compreensão. Portanto, em crianças parece haver um prejuízo na consciência a respeito da compreensão, o que indica que as diferenças entre dispositivos de leitura podem ser metacognitivas. Possíveis implicações e direções futuras são apontados neste estudo
Abstract: During the past two decades, digital resources have changed the scenario in which reading is accessed and now play a fundamental role in our culture and society. Increasingly, laptops, tablets and cell phones are used in everyday contexts, including the schools. Thus, the presence of screens in our society is changing the way people share, consume and create knowledge, in a way that affects the social, cultural and educational skills of its users. This research aimed to verify the differences in comprehension and metacomprehension between reading on paper and on screen. Participants were fifty students from the 5th grade of Brazilian Ensino Fundamental I. They read two short texts, one informative and the other narrative, estimated their reading comprehension in each of the texts and then answered a test of reading comprehension in two conditions: paper and screen. The results suggested an advantage of printed material (paper) regarding reading comprehension. The metacomprehension indicators showed that children believed they understood better when they read on screen than on paper, which does not correspond to the results of the comprehension tests. Therefore, in children it seems to occur an impairment in awareness of comprehension, which indicates that differences between reading devices may be metacognitive. Possible implications and future directions are pointed out in this study
Palavras-chave: Compreensão leitora
Metacompreensão
Papel
Tela
Dispositivo de leitura
Reading comprehension
Metacomprehension
Paper
Screen
Reading device
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Caroline Campos Rodrigues da. Ler para compreender no mundo digital: compreensão e metacompreensão em papel e tela. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39671
Data do documento: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Campos Rodrigues da Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.