REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39525
Tipo: Dissertação
Título: Usabilidade de assistente de voz no contexto de atendimento ao cliente
Autor(es): Guaschi, Ingrid Caroline Boness Bispo
Primeiro Orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: Assistentes de voz, como a Siri, Alexa, Google Assistente, Cortana e Bia são assistentes virtuais, ou seja, são agentes de inteligência artificial que realizam diversas tarefas em um sistema. A interação entre o usuário e o assistente se dá por meio da voz, que pode ou não ser acompanhada de uma interface visual . Esses assistentes de voz operam em diferentes dispositivos, como smartphones, fones de ouvido, caixas de som inteligentes e computadores. Algumas pesquisas produzidas com pessoas que utilizam ou já utilizaram assistentes dotados de inteligência artificial para solucionar problemas, alegaram que a maioria dos usuários afirmam ter tido retorno negativo para resolver um problema através da tecnologia. Como se trata de uma tecnologia emergente, nesta pesquisa, pretende-se realizar uma avaliação das heurísticas de usabilidade da assistente BIA (Inteligência Artificial Bradesco), desenvolvida pelo banco brasileiro Bradesco. O objetivo é investigar as principais barreiras relacionadas à usabilidade e fazer um paralelo com outras soluções de assistente por voz disponíveis no mercado para identificar oportunidades de evolução no contexto de suporte ao cliente.Além do produto ou serviço oferecido, o atendimento ao cliente é um dos aspectos mais relevantes para que as empresas se mantenham no mercado. Esse tipo de pesquisa é necessária para que, posteriormente, sejam realizadas ações de modernização desses sistemas, de forma que possam contribuir para a otimização da rotina da sociedade
Palavras-chave: Suporte ao cliente
Assistente de voz
Inteligência artificial
Interação humano-náquina
Tecnologias emergentes
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Guaschi, Ingrid Caroline Boness Bispo. Usabilidade de assistente de voz no contexto de atendimento ao cliente. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39525
Data do documento: 18-Abr-2023
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