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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39521
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autoavaliação como estratégia para (trans) formação |
Título(s) alternativo(s): | Self-assessment as a strategy for (trans) teacher training |
Autor(es): | Melo, Adriana Bulbovas |
Primeiro Orientador: | Placco, Vera Maria Nigro de Souza |
Resumo: | Esta pesquisa refere-se a investigar experiências formativas significativas da coordenadora pedagógica sobre a estratégia de formação de seus professores com relação à autoavaliação. O objetivo geral é investigar se o exercício da autoavaliação favorece a reflexão crítica do professor e identificar possibilidades de mudança em sua prática. O propósito desta estratégia é ativar a memória do professor para pensar em seu percurso formativo, em suas práticas de ensino, em suas aulas e intervenções, a partir das metas profissionais e planos de aperfeiçoamento, elaborados durante o ano letivo. Algumas perguntas nortearam a investigação: A autoavaliação é um exercício presente e valorizado na prática docente? Os professores levam a prática da autoavaliação para os seus alunos? Por que a autoavaliação do professor pode favorecer a reflexão e a mudança da prática? Os objetivos específicos da pesquisa proposta são: (1) identificar o que os professores do ensino fundamental anos iniciais pensam sobre o processo da autoavaliação para a sua formação, a partir dos registros autoavaliativos e roda de conversa; (2) analisar os registros autoavaliativos e o papel da devolutiva e do diálogo na promoção da ação reflexiva dos professores; (3) propor apontamentos e contribuir para um percurso formativo autoavaliativo e reflexivo, a partir das ressignificações proporcionadas pelo processo de autoavaliação na formação e na pesquisa. A metodologia de pesquisa qualitativa foi pautada na análise de registros autoavaliativos dos professores e escuta ativa na roda de conversa. Se baseia os teóricos que discutem a formação de professores, apoiada, principalmente, nos estudos de Freire (1996), Freire, Madalena (2008), Placco e Souza (2006), Almeida (2010) e Warschauer (2001), entre outros autores formadores, cuja diversidade fundamentou e valorizou a pesquisa no campo da formação, da autoavaliação e da avaliação formativa e colaborativa. O exercício da autoavaliação é um processo que envolve eixos fundamentais: o contexto escolar, o registro, as narrativas, a visibilidade do pensamento, a metacognição e os processos colaborativos. Os resultados da pesquisa revelaram que a estratégia formativa da autoavaliação é potente na formação dos professores, mas uma ação pouco praticada na cultura escolar. É preciso garantir um tempo e espaço para o exercício da autoavaliação, um contexto escolar que valorize a estratégia formativa da autoavaliação, além de um plano de formação para professores e alunos se conhecerem e autorregularem seu pensar e sentir. A pesquisa contribui ainda, para a compreensão da estratégia formativa da autoavaliação para possível transformação da prática pedagógica, fortalecimento da cultura escolar, autoconhecimento docente e o desenvolvimento profissional do formador professor e Coordenador Pedagógico |
Abstract: | This research refers to investigating significant formative experiences of the pedagogical coordinator on the strategy of formation of their teachers regarding selfassessment. The overall objective is to investigate whether the exercise of selfassessment favors critical reflection by teachers and to identify possibilities for changing their practice. The purpose of this strategy is to activate the teacher's memory to think about their training path, their teaching practices, their classes and interventions, based on professional goals and improvement plans, elaborated during the school year. Some questions guided the investigation: Is self-assessment an exercise present and valued in teaching practice? Do teachers take the practice of self-assessment to their students? Why can teacher self-assessment favor reflection and change in practice? The specific objectives of the proposed research are: (1) to identify what elementary school teachers in the early years think about the selfassessment process for their training, based on self-assessment records and conversation circles; (2) analyze the self-assessment records and the role of feedback and dialogue in promoting reflective action by teachers; (3) propose notes and contribute to a self-assessment and reflective training path, based on the reinterpretations provided by the self-assessment process in training and research. The qualitative research methodology was based on the analysis of teachers' selfassessment records and attentive listening in the conversation circle. It is based on theorists who discuss teacher education, supported mainly by the studies of Freire (1996), Freire, Madalena (2008), Placco and Souza (2006), Almeida (2010) and Warschuer (2001), among other formative authors, whose diversity founded and valued research in the field of training, self-assessment and formative and collaborative assessment. The exercise of self-assessment is a process that involves fundamental axes: the school context, the record, the narratives, the visibility of thought, metacognition and collaborative processes. The research results revealed that the formative strategy of self-assessment is powerful in teacher education, but an action that is little practiced in school culture. It is necessary to ensure a time and space for the exercise of self-assessment, a school context that values the formative strategy of self-assessment, in addition to a training plan for teachers and students to get to know each other and self-regulate their thinking and feeling. The research also contributes to the understanding of the formative strategy of self-assessment for a possible transformation of the pedagogical practice, strengthening of the school culture, teacher self-knowledge and the professional development of the teacher trainer and Pedagogical Coordinator |
Palavras-chave: | Formação de professores Autoavaliação Autoconhecimento Devolutiva Teacher training Self-assessment Self-Knowledge Feedback |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39521 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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