REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8596279644269595pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Luiz Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974637581180796pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T13:22:34Z-
dc.date.available2023-10-05T13:22:34Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.citationSilva, Juliana Alves da. Luz, câmera e chapéu de couro: a representação do cangaço nos filmes de Glauber Rocha e Carlos Coimbra. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39486-
dc.description.resumoO movimento do cangaço (1870 - 1940) continua presente, enquanto temática, em diversas produções audiovisuais. Esta pesquisa pretende discutir as representações do cangaço no cinema brasileiro, utilizando como objetos de análise dois filmes da década de 1960: “Lampião, o Rei do Cangaço” (1963), de Carlos Coimbra, e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha. Tais filmes influenciaram as representações e concepções de cangaço em produções posteriores, auxiliando nas concepções imagéticas de sertão, de Nordeste e de nordestinopt_BR
dc.description.abstractThe movement of the cangaço (1870-1940) is still present, as a theme, in several audiovisual productions. This research intends to discuss the representations of cangaço in Brazilian cinema, using as an object of analysis two films of the 1960s: “Lampião, o Rei do Cangaço” (1963), by Carlos Coimbra, and “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), by Glauber Rocha. Such films influenced the representations and conceptions of cangaço in subsequent productions, assisting in imagery conceptions of sertão, of the Northeast and northeasternen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCangaçoen_US
dc.subjectCinemaen_US
dc.subjectNortheasten_US
dc.subjectSertãoen_US
dc.subjectViolenceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleLuz, câmera e chapéu de couro: a representação do cangaço nos filmes de Glauber Rocha e Carlos Coimbrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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