Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39486Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Juliana Alves da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8596279644269595 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Luiz Antonio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1974637581180796 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-10-05T13:22:34Z | - |
| dc.date.available | 2023-10-05T13:22:34Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| dc.identifier.citation | Silva, Juliana Alves da. Luz, câmera e chapéu de couro: a representação do cangaço nos filmes de Glauber Rocha e Carlos Coimbra. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39486 | - |
| dc.description.resumo | O movimento do cangaço (1870 - 1940) continua presente, enquanto temática, em diversas produções audiovisuais. Esta pesquisa pretende discutir as representações do cangaço no cinema brasileiro, utilizando como objetos de análise dois filmes da década de 1960: “Lampião, o Rei do Cangaço” (1963), de Carlos Coimbra, e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha. Tais filmes influenciaram as representações e concepções de cangaço em produções posteriores, auxiliando nas concepções imagéticas de sertão, de Nordeste e de nordestino | pt_BR |
| dc.description.abstract | The movement of the cangaço (1870-1940) is still present, as a theme, in several audiovisual productions. This research intends to discuss the representations of cangaço in Brazilian cinema, using as an object of analysis two films of the 1960s: “Lampião, o Rei do Cangaço” (1963), by Carlos Coimbra, and “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), by Glauber Rocha. Such films influenced the representations and conceptions of cangaço in subsequent productions, assisting in imagery conceptions of sertão, of the Northeast and northeastern | en_US |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cangaço | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.subject | Nordeste | pt_BR |
| dc.subject | Sertão | pt_BR |
| dc.subject | Violência | pt_BR |
| dc.subject | Cangaço | en_US |
| dc.subject | Cinema | en_US |
| dc.subject | Northeast | en_US |
| dc.subject | Sertão | en_US |
| dc.subject | Violence | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.title | Luz, câmera e chapéu de couro: a representação do cangaço nos filmes de Glauber Rocha e Carlos Coimbra | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Juliana Alves da Silva.pdf | 25,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

