REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39341
Tipo: Dissertação
Título: Educação Infantil, currículo, BNCC: campos de experiência
Título(s) alternativo(s): Early Childhood Education, Curriculum, BNCC: fields of experience
Autor(es): Coelho, Regina Célia Machado
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: O presente trabalho estuda a infância no Brasil como sujeito histórico e social, baseado em Philippe Ariès, na sua obra: “História Social da Criança e da Família”, o trabalho do professor na educação infantil (OLIVEIRA, 2019), a análise dos principais documentos regulatórios para a Educação Infantil, a partir da Constituição Federal de 1988, que inicia um olhar para a educação infantil, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o Plano Nacional de Educação (PNE) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, referência obrigatória para elaboração dos currículos e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. Também foram considerados o planejamento da professora de educação infantil e da professora do primeiro ano do ensino fundamental, o currículo da cidade de São Paulo e pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa terá como procedimentos metodológicos uma abordagem predominante qualitativa (CHIZZOTTI, 2003; GIL, 2002, LÜDKE; ANDRÉ, 2020) e descritiva, decorrente de uma pesquisa documental através da análise dos documentos oficiais de uma escola, nos quais a pesquisadora buscará dados para responder à pergunta “Como são articulados os direitos de aprendizagem na transição da educação infantil para o ingresso no primeiro ano do ensino fundamental?”. Este trabalho priorizou a narrativa e a experiência profissional e pessoal da autora, tanto no sistema público como no privado como elemento propulsor, possibilitando a compreensão e execução das ações registradas nesta obra
Abstract: The present work studies childhood in Brazil as a historical and social subject, based on Philippe Arièés, in his work: “História Social da Criança e da Família”, the work of the teacher in early childhood education (OLIVEIRA, 2019), the analysis of the main regulatory documents for Early Childhood Education, from the Federal Constitution of 1988, which begins a look at early childhood education, the Statute of the Child and Adolescent (ECA); the Law of Guidelines and Bases (LDB), the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the National Education Plan (PNE) up to the 2017 National Common Curricular Base (BNCC), mandatory reference for the preparation of curricula and pedagogical proposals for early childhood education, elementary and high school in Brazil. The planning of the kindergarten teacher and the teacher of the first year of elementary school, the curriculum of the city of São Paulo and bibliographical research were also considered. This research will have as methodological procedures a predominant Qualitative-predominant qualitative approach (CHIZZOTTI, 2003; GIL, 2002, LÜDKE; ANDRÉ, 2020) and Descriptive-descriptive, resulting from a documentary research through the analysis of official documents of a school, in which the researcher will seek data to answer the question: “How are learning rights articulated in the transition from early childhood education to entering the first year of elementary school?” This study prioritized the narrative and the author's professional and personal experience, both in the public and private systems, as a driving force, enabling the understanding and carry out of the activities registered in this work
Palavras-chave: Currículo-educação
Educação Infantil
Formação de professores
BNCC
Education
Childhood education
Teacher training
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Coelho, Regina Célia Machado. Educação Infantil, currículo, BNCC: campos de experiência. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39341
Data do documento: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Célia Machado Coelho.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.