Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39332
Tipo: | Tese |
Título: | Cocriação de artefatos digitais como estratégia de aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Fundamental I |
Autor(es): | Dartora, Luiza Pereira |
Primeiro Orientador: | André, Claudio Fernando |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo incentivar possibilidades de novas estratégias de aprendizagem por meio da cocriação de artefatos digitais (texto, vídeo curto e áudio) com o intuito de proporcionar atividades autorais, interdisciplinares e competências digitais aos estudantes. O que justifica essa investigação é a possibilidade de ampliar o repertório de criação colaborativa de artefatos digitais com fins pedagógicos, como estratégia de aprendizagem, a fim de superar lacunas no processo de leitura e escrita. O que motiva a realização desta investigação é a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de práticas colaborativas, multiletradas e de educomunicação, visando às competências digitais conforme propõe a BNCC (2017), a fim de gerar experiências e impactos positivos nas vivências pedagógicas. Ao longo da pesquisa, buscaremos responder à seguinte questão problematizadora: como a cocriação de artefatos digitais (vídeo, áudio e texto) pode ser utilizada como estratégia de aprendizagem de leitura e escrita? Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva, com origem de dados bibliográficos/documentais, sob o prisma epistemológico do Design Science Research, visando cumprir, por meio de seus aspectos teóricos e empíricos, seu objetivo geral. Considerando os instrumentos de coleta durante a revisão de estudos anteriores, o foco foi delimitado no período entre 2017 e 2022, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando as seguintes bases on-line: a) Banco de Teses e Dissertações da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), b) Banco de Teses e Dissertações da Capes, c) Banco de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, d) SciELO (Scientific Electronic Library Online). Como referenciais teóricos que sustentam esta investigação, consideramos aspectos da autoria (FREIRE, 1996), artefatos digitais (ANDRÉ, 2018; MORAES; LIMA, 2020), educomunicação (OLIVEIRA, 2010), multiletramentos (ROJO, 2013; ROJO; MOURA, 2019) e BNCC (2017). Como resultado, percebemos a contribuição da autoria colaborativa e interdisciplinar por meio da cocriação de artefatos digitais para o contexto educacional atual da educação básica |
Abstract: | This research aims to encourage possibilities of new learning strategies through the co-creation of digital artifacts (text, short video and audio) in order to provide authorial, interdisciplinary activities and digital skills in students. What justifies this investigation is the possibility of expanding the repertoire of collaborative creation of digital artifacts for pedagogical purposes, as a learning strategy to overcome gaps in the reading and writing processes. What motivates this investigation is the opportunity to significantly contribute to the development of reading and writing through collaborative, multiliterate and educommunication practices, targeting digital skills as proposed by the BNCC (2017), in order to generate experiences and positive impacts on the pedagogical experience. Throughout the research, we will seek to answer the following research question: How can the co-creation of digital artifacts (video, audio and text) be used as a learning strategy for reading and writing? We opted for a scientific research methodology of qualitative nature, descriptive type, with bibliographic/documentary data origin, under the epistemological prism of Design Science Research, aiming to fulfill, through its theoretical and empirical aspects, its general objective. Considering the collection instruments during the review of previous studies, the focus was delimited in the period between 2017 and 2022, researching on books, scientific articles, theses and dissertations, considering the following online bases: a) Bank of Theses and Dissertations of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), b) Capes Theses and Dissertations Catalog, c) Digital Library of Theses and Dissertations of the University of São Paulo, d) SciELO (Scientific Electronic Library Online.). As theoretical references that support this investigation, we consider aspects of authorship (FREIRE, 1996), digital artifacts (ANDRÉ 2018; MORAES; LIMA, 2020), educommunication (OLIVEIRA, 2010), multiliteracies (ROJO, 2013; ROJO; MOURA, 2019) and BNCC (2017). As a result, we perceived the contribution of a collaborative and interdisciplinar authorship through the co-creation of digital artifacts to the current educational context of basic education |
Palavras-chave: | Cocriação Autoria Estratégias de aprendizagem Artefatos digitais Co-creation Authorship Learning strategies Digital artifacts |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Dartora, Luiza Pereira. Cocriação de artefatos digitais como estratégia de aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Fundamental I. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39332 |
Data do documento: | 16-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiza Pereira Dartora.pdf Restricted Access | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.