REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Silvia Aparecida de Jesus
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5847933081220464pt_BR
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:12:14Z-
dc.date.available2023-09-29T14:12:14Z-
dc.date.issued2023-08-23
dc.identifier.citationLima, Silvia Aparecida de Jesus. Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305-
dc.description.resumoIntrodução: Esta dissertação faz parte do curso de Educação: Currículo na área de Formação de educadores, tendo como interesse e sujeito de pesquisa os Professores Especialistas em Currículo (PECs) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que atuam como formadores dos professores buscando colocar em prática o currículo da rede de ensino. A pesquisa visa responder a seguinte questão: Quem são os formadores de professores da rede de ensino - estadual – de São Paulo? O objetivo geral da pesquisa é identificar o perfil, atribuições, estratégias, metodologias e as competências na atuação como formadores de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas Diretorias de Ensino da rede estadual de São Paulo. Para o desenvolvimento deste estudo será adotado como procedimentos metodológicos uma abordagem predominantemente qualitativa CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) e CRESWEL (2014). A análise as informações se dará a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de documentos, questionário e entrevistas online. Resultados: Acreditamos que essa pesquisa é relevante, pois os dados coletados podem servir de insumos/conhecimentos de modo a contribuir com o aprimoramento das formações continuadas realizadas pelos Professores Especialistas em Currículo (PEC) na redept_BR
dc.description.abstractIntroduction: This dissertation is part of the Education: Curriculum course in the area of Educator Training, having as an interest and subject of research the Curriculum Specialist Teachers (PECs) of the Education Department of the State of São Paulo, who act as teacher trainers seeking to put into practice the curriculum of the teaching network. The research aims to answer the following question: Who are the teacher trainers of the teaching network - state - in São Paulo? The general objective of the research is to identify the profile, attributions, strategies, methodologies and competences in acting as trainers of Elementary School II and Secondary School teachers in the Education Directorates of the state network of São Paulo. For the development of this study, a predominantly qualitative approach will be adopted as methodological procedures CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) and CRESWEL (2014). The analysis of the information will be based on bibliographic research, document research, questionnaire and online interviews. Results: We believe that this research is relevant, as the data collected can serve as inputs/knowledge in order to contribute to the improvement of continuing education carried out by the PECs in the networken_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação permanentept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Educadores e Formadorespt_BR
dc.subjectPandemia e Políticas Públicas Curricularespt_BR
dc.subjectOngoing Formationen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectTraining Educators and Trainersen_US
dc.subjectPandemic and Curricular Public Policiesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleProfessores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Aparecida de Jesus Lima.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.