REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39152
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A psicopedagogia e a aprendizagem da leitura e escrita na educação de jovens e adultos
Autor(es): Gama, Janaina da
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo de caso, a fim de entender quais as contribuições da Psicopedagogia à aprendizagem da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada em 2009 em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Carapicuíba, localizada em uma região central da cidade, e, que mantém parceria com uma ONG. Partiu-se da hipótese de que estes alunos por diversas razões não iniciaram ou não prosseguiram seus estudos na idade apropriada e encontram-se excluídos do processo normal de escolarização. Além disso, a escola ao oferecer o ensino fundamental volta seu eixo de trabalho à criança, esquecendo-se do “adulto” que não teve acesso a escola na idade certa, e se encontra à margem do conhecimento e do saber, necessitando de apoio Pedagógico e Psicopedagógico. Procurou-se traçar um perfil do sujeito investigado aplicando uma entrevista, realizando a reconstrução da história vital e concluindo com a sondagem diagnóstica da leitura e escrita. A reflexão sobre uma possível intervenção psicopedagógica foi feita com base nas contribuições dos estudos no campo da Psicopedagogia e das idéias de alguns teóricos: Freire, Vygotsky, Ferreiro & Teberosky e outros.A proposta de reconstrução da história vital contribuiu para fortalecer a auto-estima, abriu espaço para o pensar e autorizou o sujeito a ressignificar sua história. Ao focar a leitura e escrita identificamos algumas características importantes. Durante a aprendizagem da leitura e escrita o adulto apresenta aspectos semelhantes aos das crianças. O sujeito em questão está no momento de conflito cognitivo da leitura e escrita (entre a fase silábica e alfabética) e há um ano não apresenta avanço. A realização de um trabalho psicopedagógico clínico ou institucional poderá favorecer a aprendizagem da leitura e escrita na EJA
Abstract: This study aimed to conduct a case study in order to understand what the Psychoeducation contributions to reading and writing in Youth and Adults (EJA). The survey was conducted in 2009 in a public school in municipal schools in the city of Carapicuíba, located in a central city, which has a partnership with an NGO. It arose from the assumption that these students for several reasons not started or did not continue his studies at the appropriate age and are excluded from the normal process of schooling. In addition, the school to provide basic education about their area of work for children, forgetting the "adult" who had no access to school in right age, and is outside the knowledge and learning, requiring support Pedagogical and Psycho. Sought to draw a profile of the subject under investigation through interviews, performing the reconstruction of life history and concluding with a diagnostic survey of reading and writing. Thinking about a possible pedagogic intervention was based on contributions from studies in the field of Psychology and the ideas of some theorists Freire, Vygotsky, Ferreiro & Teberosky and others. The proposed reconstruction of life history contributed to strengthen self-esteem, open space for thinking and allowed the subject to redefine its history. By focusing on reading and writing identified some important characteristics. During the reading and writing the adult presents aspects similar to those of children. The subject in question is at the moment of cognitive conflict of reading and writing (the phase between syllabic and alphabetic) and one year does not show progress. The performance of a work or clinical psychology may foster institutional learning of reading and writing in adult education
Palavras-chave: Psicopedagogia
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Leitura e escrita
Psychoeducation
Youth and adult
Learning
Reading and writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Psicopedagogia
Citação: Gama, Janaina da. A psicopedagogia e a aprendizagem da leitura e escrita na educação de jovens e adultos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39152
Data do documento: 1-Dez-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINA DA GAMA.pdf
  Restricted Access
502,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.