Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39152| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | A psicopedagogia e a aprendizagem da leitura e escrita na educação de jovens e adultos |
| Autor(es): | Gama, Janaina da |
| Primeiro Orientador: | Martins, Maria Anita Viviani |
| Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo de caso, a fim de entender quais as contribuições da Psicopedagogia à aprendizagem da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi realizada em 2009 em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Carapicuíba, localizada em uma região central da cidade, e, que mantém parceria com uma ONG. Partiu-se da hipótese de que estes alunos por diversas razões não iniciaram ou não prosseguiram seus estudos na idade apropriada e encontram-se excluídos do processo normal de escolarização. Além disso, a escola ao oferecer o ensino fundamental volta seu eixo de trabalho à criança, esquecendo-se do “adulto” que não teve acesso a escola na idade certa, e se encontra à margem do conhecimento e do saber, necessitando de apoio Pedagógico e Psicopedagógico. Procurou-se traçar um perfil do sujeito investigado aplicando uma entrevista, realizando a reconstrução da história vital e concluindo com a sondagem diagnóstica da leitura e escrita. A reflexão sobre uma possível intervenção psicopedagógica foi feita com base nas contribuições dos estudos no campo da Psicopedagogia e das idéias de alguns teóricos: Freire, Vygotsky, Ferreiro & Teberosky e outros.A proposta de reconstrução da história vital contribuiu para fortalecer a auto-estima, abriu espaço para o pensar e autorizou o sujeito a ressignificar sua história. Ao focar a leitura e escrita identificamos algumas características importantes. Durante a aprendizagem da leitura e escrita o adulto apresenta aspectos semelhantes aos das crianças. O sujeito em questão está no momento de conflito cognitivo da leitura e escrita (entre a fase silábica e alfabética) e há um ano não apresenta avanço. A realização de um trabalho psicopedagógico clínico ou institucional poderá favorecer a aprendizagem da leitura e escrita na EJA |
| Abstract: | This study aimed to conduct a case study in order to understand what the Psychoeducation contributions to reading and writing in Youth and Adults (EJA). The survey was conducted in 2009 in a public school in municipal schools in the city of Carapicuíba, located in a central city, which has a partnership with an NGO. It arose from the assumption that these students for several reasons not started or did not continue his studies at the appropriate age and are excluded from the normal process of schooling. In addition, the school to provide basic education about their area of work for children, forgetting the "adult" who had no access to school in right age, and is outside the knowledge and learning, requiring support Pedagogical and Psycho. Sought to draw a profile of the subject under investigation through interviews, performing the reconstruction of life history and concluding with a diagnostic survey of reading and writing. Thinking about a possible pedagogic intervention was based on contributions from studies in the field of Psychology and the ideas of some theorists Freire, Vygotsky, Ferreiro & Teberosky and others. The proposed reconstruction of life history contributed to strengthen self-esteem, open space for thinking and allowed the subject to redefine its history. By focusing on reading and writing identified some important characteristics. During the reading and writing the adult presents aspects similar to those of children. The subject in question is at the moment of cognitive conflict of reading and writing (the phase between syllabic and alphabetic) and one year does not show progress. The performance of a work or clinical psychology may foster institutional learning of reading and writing in adult education |
| Palavras-chave: | Psicopedagogia Educação de jovens e adultos Aprendizagem Leitura e escrita Psychoeducation Youth and adult Learning Reading and writing |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia |
| Citação: | Gama, Janaina da. A psicopedagogia e a aprendizagem da leitura e escrita na educação de jovens e adultos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39152 |
| Data do documento: | 1-Dez-2010 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JANAINA DA GAMA.pdf Restricted Access | 502,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
