REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39137
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A (in)escusabilidade do desconhecimento da lei penal
Autor(es): Martins Filho, Felinto Alves
Primeiro Orientador: Ponte, Antonio Carlos da
Resumo: Nesse trabalho é abordado o eventual conflito entre a regra prevista no art. 21 do Código Penal e o princípio constitucional da culpabilidade, procurando identificar o desconhecimento da lei penal como situação exculpante. Expõem-se os princípios da legalidade e seus desdobramentos: reserva legal e anterioridade; o princípio da culpabilidade, sob a perspectiva história e ainda, a evolução do princípio da culpabilidade até a sua reestruturação funcionalista, elevado ao prisma de reprovabilidade. Ainda em relação à culpabilidade, discorre-se sobre sua evolução da enquanto elemento do crime desde a concepção causalista até a concepção finalista, com a estrutura de uma culpabilidade normativa pura. Por fim, são apresentados sucintamente os princípios da humanidade das penas e da intervenção mínima. No capítulo segundo são analisados o injusto penal, as teorias da conduta e a relação de causalidade, buscando abordar a distinção que se faz entre desconhecimento da lei e desconhecimento do injusto e entre erro de fato e erro de direito, esses últimos, institutos próprios da legislação anterior à atual; ao final do capítulo são expostas as causas de exclusão da antijuridicidade, que são o objeto do erro de proibição. No terceiro capítulo é analisado o instituto do erro em Direito Penal: o erro de tipo e o erro de proibição, bem como as teorias da culpabilidade e a natureza jurídica do erro nas descriminantes putativas. No capítulo final, na tentativa de uma solução racional para os conflitos entre o princípio da culpabilidade e a regra da inescusabilidade do conhecimento da lei, busca-se uma resposta para a antinomia através da máxima da proporcionalidade na através da aplicação do instituto do erro de proibição direito, podendo afastar a culpabilidade ou reduzir a pena, no caso concreto, a depender da evitabilidade (ou não) do erro
Palavras-chave: Conhecimento do injusto
Erro de proibição
Erro de tipo
Inescusabilidade do desconhecimento da lei penal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal
Citação: Martins Filho, Felinto Alves. A (in)escusabilidade do desconhecimento da lei penal. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39137
Data do documento: 28-Jan-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELINTO ALVES MARTINS FILHO.pdf
  Restricted Access
636,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.