REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Eduardo Munhoz
dc.contributor.advisor1Palandi Júnior, José
dc.date.accessioned2023-09-12T14:14:50Z-
dc.date.available2023-09-12T14:14:50Z-
dc.date.issued2010-12-01
dc.identifier.citationGuedes, Eduardo Munhoz. O estudo do marketing esportivo: case CNA. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39114-
dc.description.resumoA Monografia a seguir detalha as definições de Marketing Esportivo, conceitos, como conseguir um bom patrocínio para a sua empresa com retorno de dinheiro e prestigio garantido, algumas empresas especializadas no assunto também são citadas como também os melhores cases no ano de 2009. Para a realização do trabalho foi pesquisado diversos livros na área do Marketing Esportivo e consultado também sites na internet. A empresa utilizada foi à escola de idiomas CNA, citando a sua história, metodologias, unidades no território Brasileiro, cursos oferecidos e seus principais concorrentes diretos, target e fornecedores. A análise do composto de Marketing com os 4 P’s também é destaque, o Serviço, Preço, PDV e Promoção. A escola CNA trabalha com um excelente sistema de franquia, onde é explicada a atual situação da empresa, perfil do franqueado, franqueador e a relação entre ambos.Também é destacado o Macroambiente da empresa, detalhes geográficos, demográficos e psicográficos, responsabilidade social e a preocupação com o meio ambiente. Muitas figuras do esporte foram colocadas ao longo do trabalho, muitas delas do jogador Ronaldo, atualmente no Sport Club Corinthians Paulista, apelidado de fenômeno não só pelo o seu ótimo futebol, mas também pelo dinheiro que ganha através do Marketing Esportivo, muitos patrocinadores pagam milhões para ele, através de propagandas realizadas em poucos segundos na TV Brasileira e mundial, como também patrocínios na camisa do clube que joga, realizando prestigio e fama não só para ele, mas também para o clube-empresa que o mesmo trabalha.O Marketing que a empresa citada CNA também realiza ao longo dos anos é um ponto forte da monografia, a marca CNA estampada em camisas de clubes de futebol, vôlei, tênis e capacetes de pilotos de carros de corrida da Stock Car.O principal objetivo deste trabalho é mensurar que o Marketing Esportivo efetuado corretamente traz um retorno excepcional para a empresa que contrata o serviço e para a empresa especializada, com muito dinheiro e às vezes o principal, a fama e prestigio de ser uma ótima empresa, trazendo mais alunos para a mesma no caso da CNA, com isso a rede de franquias é aumentada a cada ano com uma velocidade que até surpreende os próprios donos das franquiaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Administração de Empresaspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO estudo do marketing esportivo: case CNApt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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