REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: Um olhar sobre a formação do conservador-retaurador no Brasil: ética, estética, educação
Autor(es): Cianciarulo, Adriana Quilici Barreto
Primeiro Orientador: Silva, Sonia Aparecida Ignacio
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório sobre a formação do conservador-restaurador de bens culturais no Brasil. Parte da recente lei de reconhecimento e regulamentação da profissão e do código de ética do conservador-restaurador no país. Explora a ética da conservação-restauração no Brasil, as particularidades de seu patrimônio cultural, a estruturação da conservação e restauro no país desde sua origem até os dias de hoje, demarcando o percurso da formação na área no país. A partir da recente regulamentação da profissão de conservador restaurador de bens culturais no Brasil, esta pesquisa pretendeu verificar como se dá o processo de formação desses profissionais. Através do levantamento dos cursos de universidades que oferecem essa formação, observou-se num plano geral se seus currículos atendem às necessidades específicas de preservação dos bens culturais Brasileiros. Focando o processo de formação do profissional conservador restaurador, procurou-se analisar a relação entre teoria e prática oferecidas nesses cursos e, principalmente, o perfil do professor (formação), que é o responsável direto pela formação desses profissionais. Foram utilizados, também, como referencial teórico, textos de anais de recentes congressos da ABRACOR que tratam da formação profissional em conservação e restauro no Brasil, de autores que discutem o ensino superior, a ética, a estética, o patrimônio cultural e um currículo de graduação tecnológica em conservação e restauro na cidade de São Paulo, mostrando um panorama geral da formação na área nos dias de hoje no Brasil. Como resultado fundamental desta pesquisa fica evidente a necessidade de consistente formação em nível superior na área, buscando um caminho consciente para a preservação do patrimônio cultural na graduação
Abstract: This work is a result from a bibliographical research about conservator-restorer’s formation for cultural goods in Brazil. It begins with the recent low of recognition and regulation of the profession and the ethics code of conservator-restorer in the country. To leave of the recent regulation of the profession of conservator-restorer of cultural goods in Brazil, this research intended to verify the formation process of these professionals. Trough the survey of the courses at universities that offer this formation, it was observed in a general plan if its resumes take care of the preservation’s necessities of the Brazilian cultural goods. With the focus on conservator-restorer professional formation’s processes to analyze the relation between practical and theory offered in these courses, mainly the profile of the teachers (formation), who are the responsible for the formation of these professionals. It explores the conservationrestorer’s ethics in Brazil, the characteristics of its cultural patrimony, the growing of conservation and restore in the country since its origin until the present, to define the formation in the area there. Using texts of recent ABRACOR’s congresses that deals with the conservation and restores professional formation in Brazil, authors who argue superior education, ethics, aesthetics, cultural patrimony and a resume of technological graduation in conservation and restorer’s course that occurs in São Paulo’s city for showing nowadays a general view of formation in the area at Brazil. As a fundamental result of this research we consider evident the necessity of a conscientious graduated formation in the area. It deals with the necessity of the formation in superior level in the area, searching a conscientious way to the cultural patrimony’s preservation
Palavras-chave: Formação do conservador-restaurador, ensino superior
Ética da conservação-restauração
Estética da conservação-restauração
Formação do professor de ensino superior
Cultural goods conservator-restorer’s formation in Brazil
Superior education
Conservator-restorer’s ethics and aesthetics at Brazil
Teacher’s formation for the graduated teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Magistério do Ensino Superior
Citação: Cianciarulo, Adriana Quilici Barreto. Um olhar sobre a formação do conservador-retaurador no Brasil: ética, estética, educação. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38974
Data do documento: 25-Nov-2010
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