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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38954| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Políticas curriculares como políticas para o pensar: uma análise do sistema apostilado do ensino de filosofia |
| Autor(es): | Masullo, Maria Helena |
| Primeiro Orientador: | Silva, Sonia Aparecida Ignacio |
| Resumo: | Esta monografia é fruto de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada no curso de especialização: Fundamentos de uma Educação para o Pensar. O objetivo fundamental desta investigação era analisar a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia. Historicamente, percebemos as idas e vindas da Filosofia no currículo Brasileiro; desde o Brasil colonial a disciplina busca seu espaço. É bom lembrar que este “lugar” a ser ocupado, ou não, pela Filosofia tem ficado a mercê dos sabores e dissabores sociais, históricos e principalmente políticos deste país. Com a sua obrigatoriedade garantida por lei, a Educação (Escola, Pensadores, Gestores, Professores) volta sua atenção e reflexão para o efetivo exercício da atividade filosófica como disciplina curricular. Em vista disso, questões como a importância da Filosofia ou o que determina a sua necessidade no processo educativo são, ainda, de grande peso nesta reflexão. No entanto, outra grande questão que se apresenta é a seguinte: se a Filosofia é “obrigatória” em todas as séries do Ensino Médio, como se deve ensinar Filosofia neste tempo e espaço? Consideramos que mais do que uma questão de fins, devemos nosdeter sobre os meios pelos quais queremos efetivar esse retorno da Filosofia ao Ensino Médio. A partir de 2008 as escolas da rede estadual paulista receberam como recurso didático um material apostilado. Nossa proposta foi, então, analisar este material distribuído à grande massa de estudantes e professores de filosofia, para entender se este faz jus a própria Filosofia, procurando verificar os seus prós e contras para o ensino de filosofia |
| Abstract: | This scientific paper is the object of a qualitative research, with its exploratory aspect and it was taken during the specialization course entitled Fundamentos de uma Educação para o Pensar. The vital objective of this investigation was to analyze the curricular proposal in schools in the State of São Paulo and philosophy as a school subject. Historically, we have researched this school subject since the colonial period and its settlement. It is important to emphasize that this place to be "settled" or not has been lead by social, historical and political currents in this country. After its mandatory application in schools according to law, the education (school, thinkers, coordinators, teachers), focused its attention on the effective service of a philosophical activity as a school subject. Considering all this, queries about the importance of philosophy or what determines its fulfillment in the educational process still are matters of such weight in this reflection. However, another big question is: If philosophy is "mandatory" in all grades of the secondary school, how can it be taught in such a place and time? We have considered that more than one question is important to be considered about the means in which we want to effective the return of philosophy as a school subject in high schools. In 2008, the schools from the State of São Paulo received booklets as didactic material resource. Our proposal was, since then, to analyze this material, which was delivered to a large amount of students and philosophy teachers as well. The analysis consisted in understanding whether these are about a serious philosophy study or not, and the speculation of its pros and cons in the teaching and the learning process. |
| Palavras-chave: | Ensino de Filosofia Ensino Médio Sistema apostilado Currículo Legislação sobre Ensino de Filosofia Philosophy teaching Secondary School or High School Booklet system School grade Laws about Philosophy Learning |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
| Citação: | Masullo, Maria Helena. Políticas curriculares como políticas para o pensar: uma análise do sistema apostilado do ensino de filosofia. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38954 |
| Data do documento: | 12-Ago-2010 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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