REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38314
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O papel da tecnologia dentro da arquitetura de soluções de CRM: uma análise nas empresas de serviços no Brasil
Autor(es): Patrocínio, Sérgio Augusto França
Primeiro Orientador: Zenone, Luiz Claudio
Resumo: Este trabalho de monografia visa verificar o papel da tecnologia dentro da arquitetura de soluções de CRM, focado em empresas de serviços no Brasil. Tal verificação está posicionada na característica da dificuldade em medir a relação e importância da tecnologia dentro deste contexto. Foram utilizados conceitos teóricos e práticos para corroborar com a proposta de estudo, abordando áreas do CRM, empresas de serviços e a base de gestão de clientes, bem como técnicas metodológicas para a análise do objeto de pesquisa. Dentre as técnicas está a análise bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e análise dos gestores de empresas do segmento analisado e modelos de CRM. O objetivo desta pesquisa é comprovar se a tecnologia é fundamental nas soluções de CRM em empresas de serviços no mercado Brasileiro. O setor de serviços escolhido para o trabalho foi o setor bancário e a base da pesquisa foi explorar as questões escolhidas nos três principais bancos privados Brasileiros, a saber: Itaú, Bradesco e Santander. Dentro das instituições, foram eleitos usuários e formadores de opinião sobre o tema, participantes direto do modelo de CRM de suas organizações.
Abstract: This thesis work aims to verify the role of technology within the architecture of CRM solutions, focused on services companies in Brazil. Such verification is positioned in the characteristic difficulty of measuring the relationship and importance of technology in this context. Will use theoretical and practical concepts to corroborate the proposed study addressing areas of CRM, companies and services based customer management as well as methodological techniques for the analysis of the research object. Among the techniques is the literature review, semi-structured interviews and analysis of the business managers of the analyzed segment or companies specialized in software implementation and CRM models. The objective of this research is to prove if the technology is critical in CRM solutions for service companies in the Brazilian market. The service sector chosen for the job was the banking sector and the basis of the research was to explore the issues chosen in the top three private banks, namely: Itaú, Bradesco and Santander. Within institutions, elected members and opinion on the subject, the direct participants CRM model their organizations
Palavras-chave: CRM
Marketing de serviços
Gestão de clientes
CRM
Marketing Services
Customer Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em MBA em Marketing
Citação: Patrocínio, Sérgio Augusto França. O papel da tecnologia dentro da arquitetura de soluções de CRM: uma análise nas empresas de serviços no Brasil. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38314
Data do documento: 5-Nov-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÉRGIO AUGUSTO FRANÇA PATROCÍNIO.pdf
  Restricted Access
612,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.