Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37759| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Uso dos “readers” nas séries iniciais do Ensino Fundamental I |
| Autor(es): | Tafarelo, Andréa |
| Primeiro Orientador: | Cunha, Ana Maria Affonso |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo verificar a utilização do livro paradidático “Readers” com alunos que estão em processo de alfabetização na Língua Portuguesa. Este estudo de caso examinou a aplicação dos livros com os alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental I. Para a coleta de dados foram utilizados questionário e gravação das aulas em áudio. A pesquisa desenvolvida com a utilização dos livros paradidáticos foi fundamentada no conceito de Atividade Social proposta por Liberali (2009, 2012) que promove a interação entre alunos e professor em situações reais de uso da Língua Inglesa, favorecendo a criação da Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski, 1998). Também houve a necessidade de reconstruir o material paradidático para que o conhecimento prévio dos alunos contribuísse para a aquisição de novos conhecimentos na Língua Inglesa e sendo assim foram consideradas as orientações de Leffa (2003), Ramos (2009) e Tomlinson (2010). As estratégias de leitura sugeridas por Clarke (2012) e Lajolo (2001) contribuíram na criatividade da aplicação de atividades de pré, durante e pós-leitura. Os resultados mostraram que os participantes usaram a Língua Inglesa na sala de aula com atividades contextualizadas e significativas no processo de ensino-aprendizagem de acordo com a leitura dos títulos dos livros paradidáticos “Readers” |
| Abstract: | This paper has the objective to verify the use of paradidactic book Readers with students who are in process of literacy in Portuguese. This study case examined the application of the books with students of two classes of the elementary school first year. For the collection of the data has been used questionnaires and audio recording of the classes. The research developed using the paradidactic books was based on the concept of Social Activity proposed by Liberali (2009, 2012) that promotes interaction between students and teacher in real situations of the use of the English language, favoring the creation of the Zone of Proximal Development (Vigotski, 1998). There was also the need to re-elaboration the paradidactic material for the prior knowledge of the student contributes to the acquisition of new knowledge in English language and therefore I considered the guidelines of Leffa (2003), Ramos (2009) and Tomlinson (2010). The reading strategies suggested by Clarke (2012) and Lajolo (2001) contributed to the creativity of the application of pre activities, during and post-reading. The results showed that participants used the English language in the classroom with contextualized and meaningful activities in the process of teaching-learning according to reading the titles of paradidactic books Readers. |
| Palavras-chave: | Atividade social Zona de desenvolvimento proximal Livro paradidático Língua inglesa Social activity Zone of proximal development Paradidactic books English language |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Tafarelo, Andréa. Uso dos “readers” nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37759 |
| Data do documento: | 1-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANDRÉA TAFARELO.pdf Restricted Access | 580,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

