REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37410
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Ler para escrever: a importância da leitura como referencial para a produção de texto
Autor(es): Dias, Mariana Veríssimo
Primeiro Orientador: Turazza, Jeni Silva
Resumo: A leitura está indiscutivelmente presente na vida das pessoas de forma dinâmica nas diversas situações. Desde o seu nascimento, o homem desenvolvese aprendendo a ler o mundo ao seu redor. Não somente lê as letras, mas adquire e constrói conhecimento por meio das experiências vividas. E escreve, produz seus textos os quais lhes permitem desenvolver relações na sociedade em que está inserido. Ao iniciar a vida escolar, o homem sistematiza tais conhecimentos – a leitura e a escrita – e os aprimora de modo a construir outros. E é por meio dos conhecimentos adquiridos pela leitura, que atua no meio do qual faz parte transformando-o. Assim, esta pesquisa trata a leitura e a escrita como processos recíprocos de produção, uma vez que aponta uma sendo elemento importante na construção da outra, partindo do pressuposto de que para se produzirem textos coerentes e coesos, a leitura faz-se necessária. Trata também do estudo sobre as abordagens de ensino desenvolvidas no âmbito escolar, com o objetivo de orientar alunos a lerem e a escreverem com propriedade. E por fim, apresenta uma proposta didática com o intuito de levar professores, alunos e todos quantos se interessam pelo assunto a uma reflexão sobre suas práticas leitora-escritora
Abstract: Reading is undoubtedly present in people's lives dynamically in many situations. Since birth, man develops himself learning to read the world around him. He doesn't only read the letters, but also acquire and build knowledge through lived experiences. And he writes, produces his texts which permit him to develop relations in the society he is in. By beginning school life, man systematizes those knowledges - reading and writing – and refines himself in the way to create others. It is trough the knowledge acquired by reading that he acts in his surround environment, transforming it. Thus, this research takes reading and writing as reciprocal processes of production, once it points one being important element in the construction of the other, assuming that to produce coherent and cohesive texts, reading makes itself necessary. It also brings the study of the teaching approaches developed in school scope with the objective of orienting students to read and write with property. And, lastly, it presents a didact proposal aiming to get teachers, students and all those who take interest in the matter to a reflection on their reading-writing practices
Palavras-chave: Leitura
Produção de texto
Leitura e compreensão
Leitura e produção textual
Reading
Text production
Reading and comprehension
Reading and text production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Língua Portuguesa
Citação: Dias, Mariana Veríssimo. Ler para escrever: a importância da leitura como referencial para a produção de texto. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37410
Data do documento: 30-Mar-2016
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