Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37409| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Atividades lúdicas em sequências didáticas no ensino da língua inglesa no 8º ano (7a série) do ensino fundamental II da rede pública estadual |
| Autor(es): | Alves, Maria Fernanda |
| Primeiro Orientador: | Santos, Valéria Lopes dos |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar atividades lúdicas que possam ser aplicadas como complemento em sequências didáticas no ensino da Língua Inglesa. O intuito é ajudar o professor a fazer com que suas aulas sejam mais dinâmicas e que seus alunos se sintam mais motivados. Como embasamento teórico, este estudo retrata conceitos de Vygotsky (1991) sobre a zona de desenvolvimento proximal e o par mais competente, o que consta no Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012) para o 8º ano (7ª série) e a importância de atividades em grupo segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados indicaram que o uso dessas atividades lúdicas realmente faz com que as aulas sejam mais dinâmicas e, por conta disso, os alunos acabam se sentindo mais motivados, passam a ser mais participativos melhorando assim seu desempenho e, consequentemente, suas notas ao final do bimestre |
| Abstract: | The objective of this study is to present playful activities which can be used as a complement in teaching sequences in the English classes. The aim is to help the teacher to prepare dynamic classes so that the students will feel more motivated. As a theoretical background, this study shows Vygotsky (1991) concepts about the zone of proximal development and the more competent partner, what the Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012) says about 8th year (7th grade), the importance of group activities according to the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998). The results from the data analysis indicated that the use of this kind of playful activities really made the classes more dynamic and the students felt more motivated, they became more participative improving their performance and, consequently, their grades by the end of the bimester |
| Palavras-chave: | Atividades lúdicas Língua inglesa Dinâmica Motivação Playful activities English language Dynamic Motivation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Alves, Maria Fernanda. Atividades lúdicas em sequências didáticas no ensino da língua inglesa no 8º ano (7a série) do ensino fundamental II da rede pública estadual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37409 |
| Data do documento: | 4-Fev-2016 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA FERNANDA ALVES.pdf Restricted Access | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
