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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Abdalla, Maria Victoria Bhi Vanazzi | |
dc.contributor.advisor1 | Maciel Junior, Plínio de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T13:59:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T13:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | |
dc.identifier.citation | Abdalla, Maria Victoria Bhi Vanazzi. A clínica de Antonin Artaud: cartografias da performance na esquizoanálise. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36344 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa busca cartografar uma clínica artaudiana e performática. A clínica é pensada aqui enquanto ambiência de diferenciação e de extensão do inconsciente; ela acontece na margem de um rio, em ruas, montanhas, museus, teatros, grutas, cavernas, tocas e serras. Ela vaza do campo “psi” – partindo de um paradigma estético dos sonhos; do corpo; dos agenciamentos sociais, mentais e ambientais. Através da esquizoanálise e do método da cartografia afetiva, a performance é cartografada aqui enquanto exercício pulsional; ela é uma prática-sem-nome situada na história da arte por meio do Manifesto Fluxus. Ela é analisada enquanto prática ancestral de magia; matriz híbrida das artes; prática do encontro, da conexão e realização de desejos; feitiços; xamanismo. A instância originária caracteriza o exercício pulsional; ela é o poder de apropriação e elaboração – é um fazer experimental, sem órgãos – uma vibração em que tudo é feito do mesmo tecido que a natureza. As grutas paleolíticas da Europa, as serras e tocas da Bahia e do Piauí, os trabalhos de Ana Mendieta e de Dora Maar e os escritos de Antonin Artaud são registros do originário; são materiais performáticos, clínicos, de vida. Contudo, as diferentes modalidades do Fáscio (como o fascismo, o capitalismo e o neoliberalismo) anunciam um desvio, uma captura, uma fixação e um impedimento da instância originária na sociedade fálica-branca-cis-colonial-normativa. Frente ao Fáscio, Antonin Artaud compôs um teatro vivo e coletivo (teatro da crueldade; cru; da carne; da sensibilidade) que é também uma clínica. Enquanto seus colegas de Marselha lutavam na segunda guerra mundial, ele transtornou, neurastênico. Artaud elaborou conceitos (como o de crueldade, humanárvore e corpo sem órgãos) e descreveu experiências (como a sua viagem ao México e as internações compulsórias em hospitais psiquiátricos) que cartografam uma prática clínica. Ao unir seus escritos e sua trajetória anti-psiquiátrica com “As três ecologias” de Félix Guattari, foi possível uma aliança afetiva que proporciona dispositivos clínicos para se cultivar performances; humanárvores | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antonin Artaud | pt_BR |
dc.subject | Performance art | pt_BR |
dc.subject | Arte rupestre | pt_BR |
dc.subject | Pulsão | pt_BR |
dc.subject | Esquizoanálise | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A clínica de Antonin Artaud: cartografias da performance na esquizoanálise | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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