REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36240
Tipo: Dissertação
Título: Educando as mãos e o olhar: uma história da disciplina de trabalhos manuais no estado de São Paulo (1925 – 1969)
Autor(es): Costa, Carina Gotardelo Ferro da
Primeiro Orientador: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim
Resumo: O estudo das disciplinas escolares, considerando-as como um produto social, é capaz de elucidar questões culturais, ideológicas, éticas, estéticas, sociais e políticas que surgem e se fortalecem no âmbito das organizações escolares. Tendo em vista a questão de sua mutabilidade durante o processo histórico de sua existência, as práticas, a necessidade de materiais e objetivos de uma disciplina nos faz compreender os valores estéticos dominantes, e os desvalorizados, que são registrados em diferentes épocas. O objetivo deste trabalho é analisar a disciplina de Trabalhos Manuais, entre os anos 1925-1969 e a correlação entre Arte e trabalho dentro de seus conteúdos, para compreender o seu ideal estético e o seu corpo de saberes escolarizados no estado de São Paulo. Para tanto, utilizam-se o cruzamento de documentação obtida, visando perceber quais eram os saberes de tal disciplina. Realizou-se uma análise documental de legislações, fotografias, livros didáticos, revistas, periódicos, anuários e relatórios produzidos pela Inspetoria Pública do Estado de São Paulo e outros documentos produzidos no âmbito escolar e que serviram à análise aqui proposta. Para esta pesquisa, foram estudadas as ideias sobre disciplinas escolares pensadas por Bittencourt (2009), Chervel (1990), Souza (2013), Tardif (2014) e Julia (2002) e estética e sensibilidade escolar, considerando os estudos de Pablo Pineau (2014), que apontam para a estética como um movimento de formação que nos dá os indicadores do que olhar e os registros gerais do que se pode considerar como belo, ou não, durante um determinado espaço-tempo
Abstract: The study of school subjects, considering them as a social product, is capable of elucidating cultural, ideological, ethical, aesthetic, social and political issues that arise and are strengthened within the scope of school organizations. Bearing in mind the question of its mutability during the historical process of its existence, the practices, the need for materials and objectives of a discipline make us understand the dominant aesthetic values, and the devalued ones, which are registered at different times. The objective of this work is to analyze the discipline of Manual Work, between the years 1925-1969 and the correlation between Art and work within its contents, to understand its aesthetic ideal and its body of schooled knowledge in the state of São Paulo. To do so, we use the crossing of documentation obtained, aiming to understand what the knowledge of that discipline was. A documentary analysis of legislation, photographs, textbooks, magazines, periodicals, yearbooks, and reports produced by the Public Inspectorate of the State of São Paulo and other documents produced in the school environment, which served the analysis proposed here, was carried out. For this research, the ideas about school subjects thought by Bittencourt (2009), Chervel (1990), Souza (2013), Tardif (2014) and Julia (2002) and school aesthetics and sensitivity, considering the studies of Pablo Pineau ( 2014), were studied and point to aesthetics as a formation movement that gives us indicators of what to look at and general records of what can be considered beautiful, or not, during a given space-time
Palavras-chave: Trabalhos manuais
História das disciplinas
Técnicas
Estética escolar
Crafts
History of disciplines
Techniques
School aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Costa, Carina Gotardelo Ferro da. Educando as mãos e o olhar: uma história da disciplina de trabalhos manuais no estado de São Paulo (1925 – 1969). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36240
Data do documento: 9-Mai-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carina Gotardelo Ferro da Costa.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.