Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35677| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Relação professor-aluno: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem |
| Autor(es): | Souza, Simone Serafim Cirino de |
| Primeiro Orientador: | Pinto, Marcia Mathias |
| Resumo: | O professor de Língua Inglesa , assim como de outras disciplinas da escola pública, vive atualmente, um cenário no qual tenta desenvolver o conteúdo em sala, mas percebe que alguns alunos não se sentem motivados para a realização das atividades propostas. Tal realidade se deve aos inúmeros problemas pelos quais o ensino público passa, fatores estes que dificultam o estreitamento de laços entre professor e aluno. Dentre eles podemos citar: a indisciplina e o grande número de alunos em sala de aula. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo observar um grupo de alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo e verificar de que modo a afetividade pode ser, ou não, um elemento motivador que influencie no interesse e no aprendizado desses alunos. A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para Língua Estrangeira assim como em alguns autores que abordam a questão afetiva relacionando-a com aprendizagem. Dentre esses autores destacamos Carl Rogers, percursor da Psicologia Humanista e criador da Abordagem Centrada na Pessoa, além do artigo da Prof.ª Dr.ª. Vera Cabrera Duarte, do curso de Psicologia da Educação da PUC. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de ensino localizada no extremo leste da cidade de São Paulo. Participaram deste trabalho, a princípio vinte e cinco alunos do Ensino Fundamental (6ª série/ 7° ano), dos quais foram selecionados apenas três. Desse modo, os dados foram coletados através de um questionário e também por meio de diários reflexivos, durante os meses de abril a agosto de 2014. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que as atitudes facilitadoras de Carl Rogers tiveram influência na mudança de postura dos alunos em relação ao interesse para o aprendizado de inglês e que o contato entre aquele que ensina e aquele que aprende, ou seja, professor-aluno contribui muito na assimilação dos conteúdos ensinados |
| Palavras-chave: | Afetividade Interesse Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Souza, Simone Serafim Cirino de. Relação professor-aluno: ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35677 |
| Data do documento: | 1-Dez-2014 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SIMONE SERAFIM CIRINO DE SOUZA.pdf | 495,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

