REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34636
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Conhecimento matemático através da educação física na Educação Infantil
Autor(es): Travasco, Kelly Cristina Vieira
Primeiro Orientador: Kolyniak Filho, Carol
Resumo: O Conhecimento Matemático através da Educação Física na Educação Infantil constitui o eixo principal deste estudo de revisão da literatura. A partir de revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento infantil, especialmente no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem numa perspectiva interacionista, caracterizam-se contribuições que a Educação Física pode propiciar ao desenvolvimento de noções matemáticas. Tais contribuições decorrem da proposta de atividades que desenvolvem fatores psicomotores envolvidos na formação de conceitos e operações matemáticas, ao mesmo tempo em que oportunizam às crianças o seu exercício concreto, com os materiais e as situações apresentadas. As informações contidas neste estudo confirmam a importância de se desenvolver a motricidade na escola – pois ela está presente em todos os processos de aprendizado, inclusive no processo de aprendizado do ensino formal- e de se ter um novo olhar sobre o corpo e o movimento – pois a consideração pela motricidade humana pode alterar a ação educativa dos professores de qualquer área de conhecimento e propiciar uma rica troca de saberes e de experiências, como na Matemática e Educação Física
Abstract: Mathematical knowledge through the Physical Education in Early Childhood Education is the principal axis of this literature review study. From literature review about child development, especially in terms of development and learning interactionist perspective, characterized contributions that physical education can promote the development of mathematical ideas. Such contributions arise from the proposed activities that develop psychomotor factors involved in the formation of concepts and mathematical operations, while that nurture children their practical exercise, with the materials and the situations presented. The information in this study confirm the importance of developing motricity in school - because it is present in all learning processes, including the process of learning-formal education and to have a new perspective on the body and movement - for consideration for the human motricity can change the teachers' educational actions in any area of knowledge and provide a rich exchange of knowledge and experience, as in Mathematics and Physical Education.
Palavras-chave: Conhecimento matemático
Educação física
Motricidade
Mathematical knowledge
Physical education
Movement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Citação: Travasco, Kelly Cristina Vieira. Conhecimento matemático através da educação física na Educação Infantil. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Física para Educação Infantil e os Cinco Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34636
Data do documento: 30-Nov-2011
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY CRISTINA VIEIRA TRAVASCO.pdf200,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.