Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
Autor(es): | Silva, Irene Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Andrea Patricia |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais. |
Palavras-chave: | Habilidade oral Produção oral Aprendizagem Língua Inglesa Língua estrangeira |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366 |
Data do documento: | 11-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRENE FERREIRA DA SILVA.pdf | 837,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.