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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33950| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Letramento (alfabetização) em português e alfabetização (letramento) em inglês: encontros e possibilidades |
| Autor(es): | Fraga, Eliane Xavier Correia |
| Primeiro Orientador: | Shimoura, Alzira da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar como a professora mudou a sua prática e se apropriou dos conceitos de letramento e alfabetização para o Ensino do Inglês no ciclo de Alfabetização para crianças do terceiro ano de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Esta pesquisa foi realizada com um agrupamento de 13 alunas pertencentes ao terceiro ano do ciclo de alfabetização, com idade entre 8 e 9 anos. Os dados foram coletados durante o ano de 2018. As teorias que fundamentaram a pesquisa foram: “Alfabetização e letramento no Brasil”, ciclos psicogenéticos deTeberovsky (1985). Abordou-se nessa mesma perspectiva o projeto Alfaletrar (alfabetizar+letrar) e a consciência fonológica. Para um estudo mais profundo sobre a consciência fonológica voltada para o ensino do Inglês, tratamos da descrição do Jolly phonic, método de alfabetização de inglês no mundo. A literatura de contos de fadas para a aprendizagem da Língua Estrangeira ganhou destaque com análise da obra de Silva, 1997. Por fim, tratamos de jogos teatrais, ferramenta muito importante para a construção deste projeto, com Libéria Rodrigues Neves e Ana Lydia B. Santiago, 2010. Seqüências didáticas foram produzidas, o que resultou na produção de uma peça baseada em conto de fadas, foram aplicadas, gravadas e descritas. A análise dos dados mostrou que através das intervenções foi possível aproximar as aulas de inglês dos métodos de letramento e alfabetização, os resultados apareceram e foram satisfatórios, os alunos puderam auxiliar na elaboração, criação, redação e leitura do roteiro e na apresentação do teatro, onde pronunciavam de maneira clara e objetiva o roteiro e os discursos das personagens. Durante o processo, foi possível reinventar a prática e refletir sobre a ação. Trata-se de uma pesquisa ação qualitativa e interpretativa. |
| Abstract: | The present work aims to analyze how the teacher changed her practice and appropriated the concepts of literacy and literacy for Teaching English in the Literacy cycle for children of the third year of a municipal school in the city of São Paulo. This research was carried out with a group of 13 students belonging to the third year of the literacy cycle, aged between 8 and 9 years. Data were collected during the year 2018. The theories that supported the research were: "Literacy and literacy in Brazil", psychogenetic cycles of, presented by the author Ana Teberovsky (1985) in the work "Psychogenesis of written language". In this same perspective we will approach the project Alfaletrar (literacy + literacy), and phonological awareness. For a more in-depth study of phonological awareness of English teaching, we deal with the description of the Jolly phonic method of English literacy in the world. The fairy tale literature for the learning of the Foreign Language was highlighted by the analysis of the work of "Once upon a time ... the fairy tale in Foreign Language Teaching / Learning. The Gender as an instrument "by the author and guide of this project Alzira Shimoura Silva, 1997. Here we need to talk about the results obtained. Finally, we are dealing with theatrical games, a very important tool for the construction of this project, with Libéria Rodrigues Neves and Ana Lydia B. Santiago, 2010. Didactic sequences were produced, which resulted in the production of a piece based on fairy tale, were applied, recorded and described. Data analysis showed that through the interventions it was possible to bring English classes closer to literacy and literacy methods, the results appeared and were satisfactory, the students were able to assist in the elaboration, creation, writing and reading of the script and in the presentation of the theater, where they pronounced the script and the speeches of the characters in a clear and objective way. During the process, it was possible to reinvent the practice and reflect on the action. It is a research of qualitative and interpretive action. |
| Palavras-chave: | Letramento Alfabetização Contos de fada Quatro habilidades da língua estrangeira Ensino infantil Consciência corporal e fonológica Literacy Literacy Fairy tale Four foreign language skills Child teaching Body and phonological awareness |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Fraga, Eliane Xavier Correia. Letramento (alfabetização) em português e alfabetização (letramento) em inglês: encontros e possibilidades. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33950 |
| Data do documento: | 13-Fev-2019 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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