REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A caminho do desafio das práticas inclusivas
Autor(es): Ilva, Eliane Pereira da
Primeiro Orientador: Raiça, Darcy
Resumo: O presente trabalho visa dialogar com o leitor sobre as principais questões que permeiam a inclusão escolar. O objetivo é compartilhar os desafios de uma experiência vivida numa escola pública da periferia de São Paulo na sala de Apoio e Acompanhamento á Inclusão (SAAI). A metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica que pudesse fundamentar nossa prática. Também é possível encontrar fotos que registram atividades aplicadas no atendimento com os alunos. Debruçamo-nos sobre os aportes legais que asseguram a educação para todos, assim como na efetivação de uma proposta inclusiva através da sensibilização de alunos, corpo docente, família e equipe pedagógica no processo de quebra de paradigmas rumo à construção de uma nova identidade escolar. Apresentamos algumas deficiências mais presentes em sala de aula e os desafios de se pensar num Projeto Político Pedagógico que aborde questões sob a ótica da inclusão. Convidamos o leitor para uma reflexão da importância do trabalho colaborativo entre os pares e abordamos a avaliação como um processo de mudança, assim como a urgência na formação de professores de forma a acompanhar as necessidades e desafios da contemporaneidade. Espera-se contribuir, por meio desta experiência no processo de encaminhamentos possíveis frente à inclusão escolar
Abstract: This paper aims to dialogue with the reader on the key issues that permeate the school inclusion. The goal is to share the challenges of an experience in a public school in the outskirts of Sao Paulo in the room Support and Monitoring will Inclusion (SAAI). The methodology used was through literature that could support our practice. You can also find photos that record activities applied in meeting with students. We looked at the statutory contributions to ensure education for all, as well as in the execution of a comprehensive proposal by raising awareness among students, faculty, family and pedagogical staff in the paradigms of breaking process toward building a new school identity. Are some more present deficiencies in the classroom and the challenges to think of a Political Pedagogical Project that addresses issues from the perspective of inclusion. We invite the reader to reflect the importance of collaborative work among peers and address the assessment as a process of change, as well as the urgency in teacher training in order to follow the needs and challenges of contemporary times. It is expected to contribute, through this experience in the process of facing possible referral to the school inclusion
Palavras-chave: Inclusão
Desafios
Indivíduos com necessidades especiais
Inclusion
Challenges
Individuals with special needs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
Citação: Ilva, Eliane Pereira da. A caminho do desafio das práticas inclusivas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947
Data do documento: 10-Nov-2015
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.