Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil |
| Autor(es): | Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de |
| Primeiro Orientador: | Assis, Fátima Regina Pires de |
| Resumo: | O brincar sempre esteve presente na vida do homem. No entanto, as manifestações deste podem diferenciar de acordo com a sociedade, cultura e costumes, já sendo utilizado, por exemplo, tanto para homenagear os deuses quanto para fins políticos. Atualmente, a brincadeira infantil é influenciada pelos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação, sendo a competitividade um aspecto que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criatividade. Este trabalho tem, então, o objetivo de estudar algumas contribuições da psicologia analítica sobre o brincar no desenvolvimento infantil. Apesar de C. G. Jung não ter estudado profundamente a primeira metade da vida, mais especificamente sobre o desenvolvimento da psique infantil, alguns paralelos podem ser traçados no sentido de auxiliar na compreensão do brincar. Por este motivo, alguns analistas junguianos que trabalham diretamente com crianças utilizaram alguns conceitos psicanalíticos como suporte para o entendimento dos estados psíquicos infantis e, consequentemente, do brincar já que este é significativamente valorizado pela psicanálise. A partir do presente estudo, pode-se dizer que, ao brincar, a criança se expressa simbolicamente, ativando sua imaginação, o que permite seu contato com o Self e revela os conflitos psíquicos vivenciados por esta. Quando elaborados, a criança amplia a consciência que ainda está no início do seu desenvolvimento, indicando o caminho pelo qual está seguindo seu processo de individuação |
| Palavras-chave: | Brincar Criança Desenvolvimento infantil Psicologia analítica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Mendonça, Isabela Zaide Teixeira de. Brincando de crescer: algumas contribuições da psicologia analítica para o brincar no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32922 |
| Data do documento: | 15-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Isabela Zaide Teixeira de Mendonça - TCC.pdf | 499,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

