REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32648
Tipo: Tese
Título: Nascimento Morais Filho e o modernismo no Maranhão
Autor(es): Garrido, Natércia Moraes
Primeiro Orientador: Malufe, Annita Costa
Resumo: A presente tese de doutorado consiste em examinar criticamente a obra poética e a trajetória literária do escritor maranhense Nascimento Morais Filho (1922-2009), ao mesmo tempo em que constrói, a partir de um resgate histórico e historiográfico, uma nova narrativa sobre o Modernismo no Maranhão, com enfoque na poesia. O referido autor inicia sua trajetória nas letras ao fundar, junto com vários jovens intelectuais, o grêmio literário Centro Cultural “Gonçalves Dias”, o qual buscava, em essência, movimentar a capital São Luís e trazer o brilho de outrora à Atenas Brasileira. A partir de 1945, Morais Filho torna-se um dos expoentes da estética modernista em seu Estado, que até aquele momento ainda não compreendia muito bem as inovações disruptivas desencadeadas vinte anos antes pela Semana de Arte Moderna. Propor uma nova narrativa do Modernismo no Maranhão significa pesquisar a própria história desse estado a fim de entender o atraso cultural que lhe foi imposto, bastante justificado por uma decadência econômica e por um ciclo político oligárquico. Por isso a investigação sobre como o Modernismo adentra o Maranhão e se consolida ali compreende o recorte temporal estabelecido entre 1936 e 1976, haja vista que é nesse período que se observam as mudanças em vários âmbitos da sociedade, as quais impulsionarão novas formas de pensar e de produzir literatura, em especial o gênero lírico, foco desta tese. Para compor o diálogo crítico direcionado à produção poética de cada período histórico e às análises dos poemas selecionados do poeta em questão, buscamos os pensamentos de Jean-Paul Sartre, Antonio Cândido, Carlos Felipe Moisés e Arlete Nogueira da Cruz. O trabalho está dividido em cinco partes, que correspondem aos cinco capítulos da tese. Na primeira parte resgatamos a vida e a obra de Nascimento Morais Filho, bem como sua recepção crítica, para que se note o tamanho de sua contribuição para a cultura maranhense. Na segunda, inicia-se a viagem rumo à história do Maranhão fundamentada, dali em diante, pelos estudos de Benedito Buzar, Mário Meirelles, Carlos de Lima, Eloy Coelho Netto e Rossini Corrêa, ao mesmo tempo em que comentamos a produção literária deste período. Na terceira, recontamos a trajetória do Centro Cultural “Gonçalves Dias”, demonstrando por meio de documentos históricos como se deu o início e o fim deste grêmio, além de examinar sua atuação e publicações. Na quarta, continuamos a perscrutar a história e a literatura maranhenses sem esquecer de analisar criticamente alguns poemas pertencentes a dois livros de Morais Filho: Clamor da Hora Presente (1955) e Azulejos (1963). Por fim, a quinta parte dedica-se a entender as conquistas modernistas no âmbito literário em consonância com as questões históricas pertinentes ao Maranhão, analisando também alguns poemas de Esfinge do Azul (1972), último livro autoral de Nascimento Morais Filho
Abstract: The present doctoral thesis consists of a critical examination of the poetic work and literary trajectory of Maranhão writer Nascimento Morais Filho (1922-2009), while at the same time building, based on a historical and historiographical rescue, a new narrative on Modernism in Maranhão, with a focus on poetry. The author began his career in letters when he founded, along with several young intellectuals, the literary group Centro Cultural Gonçalves Dias, which sought, in essence, to move the capital São Luís and bring the brilliance of yesteryear to the Brazilian Athens. In 1945, Morais Filho became one of the exponents of modernist aesthetics in his state, which until that moment still did not understand very well the disruptive innovations triggered twenty years earlier by the Week of Modern Art. Proposing a new narrative of Modernism in Maranhão means researching the very history of this state in order to understand the cultural backwardness that was imposed on it, quite justified by an economic decadence and by an oligarchic political cycle. For this reason, the investigation of how Modernism entered Maranhão and consolidated itself in the state covers the period between 1936 and 1976, since it is in this period that changes can be observed in various areas of society, which will drive new ways of thinking and producing literature, especially the lyrical genre, the focus of this thesis. To compose the critical dialog directed to the poetic production of each historical period and the analysis of the selected poems of the poet in question, we sought the thoughts of Jean-Paul Sartre, Antonio Cândido, Carlos Felipe Moisés and Arlete Nogueira da Cruz. The work is divided into five parts, which correspond to the five chapters of the thesis. In the first part we rescue the life and work of Nascimento Morais Filho, as well as his critical reception, in order to note the size of his contribution to the Maranhão culture. In the second part, we begin the journey into the history of Maranhão based, from then on, on the studies of Benedito Buzar, Mário Meirelles, Carlos de Lima, Eloy Coelho Netto and Rossini Corrêa, at the same time as we comment on the literary production of this period. In the third section, we recount the trajectory of the Centro Cultural "Gonçalves Dias", demonstrating by means of historical documents how the beginning and the end of this association took place, besides examining its activities and publications. In the fourth part, we continue to scrutinize the history and literature of Maranhão without forgetting to critically analyze some poems belonging to two books by Morais Filho: Clamor da Hora Presente (1955) and Azulejos (1963). Finally, the fifth part is dedicated to understand the modernist achievements in the literary field in line with the historical issues pertinent to Maranhão, also analyzing some poems from Esfinge do Azul (1972), Nascimento Morais Filho's last authorial book
Palavras-chave: Poesia
Modernismo
Literatura maranhense
Crítica literária
História do Maranhão
Poetry
Modernism
Maranhão's literature
Literary criticism
History of Maranhão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Garrido, Natércia Moraes. Nascimento Morais Filho e o modernismo no Maranhão. 2023. Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32648
Data do documento: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natércia Moraes Garrido.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.