REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32631
Tipo: Tese
Título: Sobre infância e direitos: uma análise praxiológica sobre a experiência de uma Escola de Educação Infantil de São Paulo em tempos de Covid-1
Título(s) alternativo(s): About childhood and rigths: a praxiological analysis from the experience of an Early Childhood Education School in São Paulo at Covid-19 times
Autor(es): Alboz, Vivian
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Este trabalho está inserido nas linhas de pesquisa de educação infantil e o brincar e de formação de educadores, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Por meio do grupo de formação em contexto EscutAção, tem como foco o desenvolvimento de um conhecimento praxiológico, que atenda aos direitos de aprendizagem das crianças. Em um momento em que fomos atravessados por uma pandemia, muitas conquistas recentes foram colocadas à prova, precisando ser, mais do que nunca, reafirmadas. Embasada pela legislação vigente e estudos que concebem a criança como agente, competente e produtora de cultura, construímos, junto aos professores de uma escola, objeto da pesquisa, práticas didáticas em uma relação horizontal, garantindo o protagonismo das crianças. Isso porque, a Pedagogia é a ciência da prática, do cotidiano da sala, é o saber da ação situada, impulsionado pela teoria, ambos regidos pela ética. Essas são as molas propulsoras e “lentes” para ver e fazer a pesquisa. Para isso, a metodologia dessa pesquisa tem abordagem qualitativa, pelos processos de investigação praxiológica. Utilizamos diversas técnicas para recolher os dados - fotos, vídeos, relatos, gravações, entrevistas – que culminaram em uma documentação pedagógica como estratégia para elencar os dados e dar visibilidade às ações de planejar e de documentar a ação pedagógica. Esta forma de pesquisar, parte de uma concepção crítica, de uma visão emancipatória de mundo, que subverte o formato escolarizado e transmissivo que coloniza a maneira de nos relacionarmos com a infância nas escolas. Os principais teóricos consultados foram do campo da Pedagogia, dentre eles: Julia Oliveira-Formosinho, Maria Carmem Silveira Barbosa, Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Freire, Paulo Sérgio Fochi, Neide de Aquino Noffs, além de teóricos da pedagogia italiana de Reggio Emília e da pedagogia-em-participação de Portugal. A legislação recente que regulamenta a Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular) também foram fontes importantes para a realização desta pesquisa. Sendo assim, este estudo colabora para uma transformação que não é apenas nominalista, mas sim, a partir do reconhecimento dos direitos da criança, numa perspectiva democrática de educação
Abstract: This Research Paper is inserted in lines of research in Early Childhood Education, the play and the formation of educator, within the PhD Program in Education: Curriculum. Through groups in the context of EscutAção (Listen and Act), it is focused on the development of the praxiological knowledge, supporting the rights of learning from the children. In the middle of the process we suffered with the pandemic of Covid19 and recent achievements were challenged, and thus, more than ever, had to be reaffirmed. Based on the current legislation and studies which understand the child as an agent, competent and producer of culture, we built, together with teachers of a school, target of this Research Paper, didacticism practices in an horizontal relationship, assuring children leading role. This because, Pedagogy is a science of experience of day-today within the school and is to know when to act in certain situations, propelled by the theory, both governed by ethics. These are the propeller springs and “lens” to watch and make such Research Paper. For that, the methodology adopted is qualitative, through the process of praxiological research. We used several technics to get the data including photos, videos, reports, recordings, interviews which culminated in the pedagogical documentation as strategy to list data and give visibility to actions, of planning and document the pedagogical action. This way to research, part of the critical concept, from the vision of emancipation of the world, which subvert the format of transmission the knowledge which colonizes the way we relate with childhood in the schools. The main theorists consulted were within the Pedagogy, among them: Julia Oliveira-Formosinho, Maria Carmem Silveira Barbosa, , Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Freire, Paulo Sérgio Fochi, Neide de Aquino Noffs, besides theorists of the Italian pedagogy from Reggio Emilia and from Pedagogy-in-Participation from Portugal. The recent legislation which rules the Early Childhood Education (National Curriculum Guidelines and National Curricular Common Core – BNCC) were also important part of this research. As such, this study corroborates for a transformation which is not only nominalist but also, from the recognition of the right of the children, a democratic perspective of the education
Palavras-chave: Educação infantil
Direitos
Investigação praxiológica
Pandemia
Currículo
Early childhood education
Rights
Praxiological research
Pandemic
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Alboz, Vivian. Sobre infância e direitos: uma análise praxiológica sobre a experiência de uma Escola de Educação Infantil de São Paulo em tempos de Covid-1. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32631
Data do documento: 16-Mar-2023
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