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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32540
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conflitos na educação: potência para construção de uma cultura de paz ou manutenção da cultura da violência |
Título(s) alternativo(s): | Conflicts in education: potency for construction of a Culture of Peace or maintenance of a Culture of Violence |
Autor(es): | Santos, Rafaela Cordeiro dos |
Primeiro Orientador: | Silveira, Nadia Dumara Ruiz |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as concepções e práticas de educadores sociais na gestão de conflitos em espaços educativos e a articulação com a construção da cultura de paz ou manutenção da cultura da violência. A investigação teve como lócus programas socioeducativos e fisicoesportivos voltados para crianças, adolescentes e jovens do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo), a saber: Curumim, Juventudes e Programa Sesc de Esportes. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, composta por estudo bibliográfico, análise de documentos e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com educadores dos referidos programas, o que permitiu compreender as práticas e desafios enfrentados por educadores em ações socioeducativas frente a conflitos. A pesquisa possibilitou também o registro de práticas relacionadas à cultura de paz e não violência realizadas em Programas do Sesc-SP, enquanto espaço de educação não formal comprometido com uma educação integral, emancipação das pessoas e transformação social. Os fundamentos teóricos pautam-se em conceitos como educação, currículo, violência, conflito, cultura de paz e cultura da violência. Esse contexto articula-se com a hipótese de que educadores enfrentam dificuldades na gestão dos conflitos que emergem durante suas práticas pedagógicas e decorrente da ausência de formação condizente com essa realidade educativa. A análise dos dados inclui reflexões sobre a alta incidência de conflitos nas práticas educativas com crianças e adolescentes e as dificuldades enfrentadas pelos educadores na gestão desses conflitos. Os resultados da pesquisa expressam também a necessidade de rever a concepção da formação de educadores, tendo em vista a articulação da gestão de conflitos com o fomento a uma cultura de paz e não violência em espaços socioeducativos |
Abstract: | This research aimed to investigate the conceptions and practices of social educators in the management of conflicts in educational spaces and the articulation with the construction of a culture of peace or maintenance of a culture of violence. The investigation had socioeducational and physical-sports programs aimed at children, adolescents and young people from Sesc-SP (Social Service of Commerce of the State of São Paulo), namely: Curumim, Juventudes and Sesc Sports Program. The methodology used is a qualitative approach, consisting of bibliographical study, document analysis and field research. Data collection was carried out through interviews with educators from these programs, which allowed understanding the practices and challenges faced by educators in socio-educational actions in the face of conflicts. The research also made it possible to record practices related to the culture of peace and non-violence carried out in Sesc-SP Programs, as a non-formal education space committed to comprehensive education, people's emancipation and social transformation. The theoretical foundations are based on concepts such as education, curriculum, violence, conflict, culture of peace and culture of violence. This context is articulated with the hypothesis that educators face difficulties in managing the conflicts that emerge during their pedagogical practices and due to the lack of training consistent with this educational reality. Data analysis includes reflections on the high incidence of conflicts in educational practices with children and adolescents and the difficulties faced by educators in managing these conflicts. The research results also express the need to review the conception of educator training, in view of the articulation of conflict management with the promotion of a culture of peace and non-violence in socio-educational spaces |
Palavras-chave: | Educação Currículo Conflito Cultura de paz Cultura da violência Education Curriculum Conflict Culture of peace Culture of violence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Santos, Rafaela Cordeiro dos. Conflitos na educação: potência para construção de uma cultura de paz ou manutenção da cultura da violência. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32540 |
Data do documento: | 14-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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