REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32365
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Música cantada como instrumento terapêutico para crianças autistas
Autor(es): Silva, Milena Zavarize da
Primeiro Orientador: Arantes, Lúcia Maria Guimarães
Resumo: Introdução: A canção e a linguagem falada apresentam origens comuns, pois, no início, o dizer e o cantar se diferenciam apenas segundo suas qualidades melódicas (GODEGUEZI, 2021). Assim, faz-se necessário a clara admissão de que a fonte primitiva da produção tanto de sons, quanto de palavras pelos seres humanos parece ser comum – a voz, que, como a música, apresenta características melódicas e prosódicas que produzem efeitos sobre os seres humanos, sobretudo no que se refere aos bebês, quando usada de modo mediador na relação entre o infans e sua mãe. Diversas pesquisas sobre o desenvolvimento humano têm apontado para a existência de uma sensibilidade importante às qualidades musicais do meio presente em todo sujeito no início da sua constituição, incluam-se aí tanto os sujeitos chamados “típicos” quanto os que precocemente apresentam sinais de autismo. Objetivo: o trabalho visou a investigar os efeitos da música cantada sobre a linguagem de crianças com autismo, como instrumento terapêutico para os entraves do estabelecimento do laço social. Método: realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Para o levantamento dos artigos, a busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão, a leitura dos títulos e resumos, então, 16 artigos foram eleitos para leitura na íntegra, dos quais 13 foram selecionados. Discussão: A pesquisa evidenciou a carência de trabalhos que utilizam a música cantada como dispositivo terapêutico na área da Fonoaudiologia. No âmbito da Psicanálise, toma-se a música cantada como um tratamento possível à relação específica do autista à presença vocal do Outro, pois, nela, está em jogo a expressão de uma subjetividade fora da fala Assim, concebe-se que este instrumento viabiliza um meio alternativo da criança autista “acordar”, de modo singular, para o simbólico, movimento necessário para que, de algum modo, haja a captura pela linguagem. Conclusão: todos os artigos selecionados atestaram a potencialidade da música cantada na possibilidade de enlace e no investimento na subjetividade em crianças que apresentam um grave comprometimento no laço com o outro, como nos casos de autismo. No âmbito da Fonoaudiologia, averiguou-se que a música é tomada como dispositivo que convida a criança ao campo simbólico e à linguagem, mas, frente a escassa produção científica, faz-se necessário que sejam desenvolvidos mais trabalhos voltados para a importância da música cantada como instrumento terapêutico com crianças autistas
Abstract: Introduction: Song and spoken language have common origins, because, in the beginning, saying and singing signify a single thing that is differentiated by the mediation of affections and by the ease with which these can be expressed by one means or another, according to their quality. Thus, it is necessary to clearly admit that the primitive source of the production of both sounds and words by human beings seems to be common - the voice, which, like music, has melodic and prosodic characteristics that produce effects on human beings, especially as far as babies are concerned, when used in a mediating way in the relationship between infants and their mothers. Several researches on human development have pointed to the existence of an important sensitivity to the musical qualities of the environment present in every subject at the beginning of his or her development, including both the so-called "typical" subjects and those who show early signs of autism. Objective: this study aimed to investigate the effects of music on the language of children with autism, as a therapeutic tool, particularly for Speech Therapy, for the obstacles to the establishment of the social bond. Method: an integrative literature review was carried out. To survey the articles, the search was conducted in the following databases: Scielo (Scientific Eletronic Library Online) and Virtual Health Library (BVS). Results: After applying the inclusion criteria, reading the titles and abstracts, then 16 articles were elected for reading in full, of which 13 were selected. Discussion: The research showed the lack of studies that use music as a therapeutic device in the Speech Therapy area, highlighting the areas of Psychology, Psychoanalysis and Music Therapy. In the field of Psychoanalysis, sung music is taken as a possible treatment for the specific relation of the autist with the vocal presence of the Other, because in it, the expression of a subjectivity outside speech is at stake. Thus, it is conceived that this instrument enables an alternative way for the autistic child to "wake up", in a singular way, to the symbolic. Conclusion: all the selected articles attested to the potentiality of music in the possibility of bonding and investment insubjectivity in children who present a severe impairment in the bond with the other, as in cases of autism
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Autismo
Música
Musicoterapia
Linguagem infantil
Speech-language-hearing
Autism
Music
Music Therapy
Child language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Silva, Milena Zavarize da. Música cantada como instrumento terapêutico para crianças autistas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32365
Data do documento: 21-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MILENA (1)[1557]_Milena Zavarize da S.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.