REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout
Título(s) alternativo(s): The identity of the teacher under threat of working conditions: the burnout syndrome
Autor(es): Asevedo, Bárbara Silvestre de
Primeiro Orientador: Marques, Sandra Machado Lunardi
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica, sobre a Síndrome de Burnout que é relacionada à saúde emocional do professor, tem por objetivo conhecer as produções feitas sobre esse assunto. Dentre os trabalhos encontrados, mostraram-se como mais relevantes as pesquisas de FERENHOF e FERENHOF (2002), que pesquisaram a síndrome em professores de escolas públicas de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; CARLOTTO e SILVA (2003) que analisaram se o gênero diferencia nos níveis e no processo da síndrome, também buscando identificar se havia associação das dimensões de burnout com variáveis demográficas, laborais e comportamentais; ANGST, DIANA, AMORIM, PORTO-MARTINS, LARA (2010) que fizeram a pesquisa com estudantes voluntários de um projeto chamado Projeto Comunidade Escola, de Curitiba, buscando saber se a síndrome também se apresentava nesses voluntários. Considerando as pesquisas selecionadas e os resultados apresentados por estes autores é necessário considerar que o estudante trabalha e está tão sujeito ao estresse quanto um professor. Compete aos órgãos que cuidam da educação, como por exemplo a Secretaria de Educação, compreender a complexidade do trabalho docente para que a prevenção e o tratamento sejam feitos
Abstract: This bibliographic research on Burnout Syndrome, aims to know the productions made about this subject. Among the works found, appeared as the most relevant researches the FERENHOF & FERENHOF’s (2002), who nvestigated the syndrome on public school teachers in Duque de Caxias, in Rio de Janeiro; CARLOTTO and SILVA’s (2003) who analyzed if the gender differs in levels and in the process of the syndrome, also seeking to identify whether there was an association of burnout dimensions with demographic, labor and behavioral variables; ANGST , DIANA , Amorim , PORT - MARTINS , LARA’s (2010 ) who did research with students who volunteer in a project called Projeto Comunidade Escola, Curitiba, investigating whether the syndrome also had these volunteers. Considering current research and results presented by these authors is necessary to consider that the student works and is as subject to stress as a teacher. It is responsibility of the agencies that take care of education, such as the Department of Education, understand the complexity of teaching so that prevention and treatment are made
Palavras-chave: Identidade do professor
Condições de trabalho
Síndrome de Burnout
Teacher identity
working conditions
Burnout Syndrome
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Asevedo, Bárbara Silvestre de. A identidade do professor sob ameaça das condições de trabalho: a Síndrome de Burnout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31958
Data do documento: 29-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA SILVESTRE DE ASEVEDO - TCC.pdf500,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.