REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTesta, Danilo Baptista-
dc.contributor.advisor1Sellan, Aparecida Regina Borges-
dc.date.accessioned2023-02-28T22:44:42Z-
dc.date.available2023-02-28T22:44:42Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationTesta, Danilo Baptista . Uma proposta de leitura para as tiras de Armandinho. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31488-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo propor questões a respeito da compreensão de leitura do gênero textual tira no ensino básico, tendo por base princípios da Sociossemiótica e estudos referentes à leitura e aos gêneros textuais. A pesquisa se justifica uma vez que as tiras são um gênero textual a ser privilegiado em sala, seguindo as orientações dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Há de ser destacar também que as tiras cômicas estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos e têm, mais recentemente, encontrado nas redes sociais um suporte que a abraçou e, ao mesmo tempo, garantiu sua aceitação em meio a crianças, jovens e adultos, como uma forma sofisticada de comunicação. Tendo em vista o objetivo da pesquisa, foram selecionadas, para exemplificação, as tiras de Armandinho, produzidas por Alexandre Beck. De modo geral, o trabalho chama atenção para a necessidade de se trabalhar a leitura de tiras em sala de aula em uma perspectiva que revalorize o papel do leitor como sujeito ativo, que recorre a várias estratégias para produzir sentidopt_BR
dc.description.abstractThis work aims to propose some questions about reading comprehension of the textual genre comic strip in elementary school, based on principles of Social Semiotics and studies related to reading and textual genres. The research justifies itself because the comic strips are a textual genre to be privileged in the classroom, following the guidelines by PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) and BNCC (Base Nacional Comum Curricular). We also have to bring out that comic strips are appearing in school supplies and have, more recently, found in social media a support and, at the same time, guaranteed their acceptance among children, young people and adults as a creative form of communication. Bearing in mind the objective of this research, Armandinho's comic strips, produced by Alexandre Beck, were selected for analysis. In general, our work calls attention to the necessity of working comic strips reading in classroom in a perspective which brings out the reader’s role as an active subject who appeals to several strategies to produce any sense in the texten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTiraspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de sentidopt_BR
dc.subjectComic stripsen_US
dc.subjectReadingen_US
dc.subjectSense productionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleUma proposta de leitura para as tiras de Armandinhopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danilo Baptista Testa - Monografia.pdf10,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.