REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirme, Paula Mendes Veras-
dc.contributor.advisor1Santos, João Laurentino dos-
dc.date.accessioned2023-02-28T22:44:11Z-
dc.date.available2023-02-28T22:44:11Z-
dc.date.issued2021-07-11-
dc.identifier.citationFirme, Paula Mendes Veras. Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31404-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema as práticas parentais, valores familiares e a transmissão intergeracional destes. Buscou-se uma melhor compreensão acerca da percepção de pais em fase de aquisição a respeito de suas práticas parentais e como estas se relacionam com as práticas educativas que receberam de seus pais. Além disso, outro objetivo foi investigar o papel dos valores familiares da família de origem e atual nas práticas educativas utilizadas com maior frequência. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-quantitativa por compreender que um fenômeno de tamanha complexidade não poderia ser abarcado com apenas uma das ferramentas. A pesquisa quantitativa realizada via Google Forms, foi complementada com 4 entrevistas realizadas com 4 pessoas que haviam respondido o formulário e se disponibilizado a participar de uma segunda fase – a entrevista. Como fundamentação teórica, a autora utilizou a Teoria Geral dos Sistemas, fazendo correlações com a Teoria do Apego e também com os oito conceitos propostos por Bowen. Como resultado, notou-se que a percepção da reprodução de práticas e valores parentais parece ter sido suscitada pela pesquisa, tanto o questionário quanto as entrevistas. Ainda assim, os participantes relataram perceber diferenças entre a forma como foram educados e a forma como educam seus filhos, especialmente quando se trata de utilizar práticas educativas punitivas. Os valores familiares que desejam passar adiante e que norteiam as práticas mais utilizadas, no entanto, parecem se manter através das gerações, o que suscita questionamentos a respeito de como os participantes apreenderam os valores familiares e como fazem para ensiná-los através das práticas que utilizam. É de extrema importância considerar a vasta gama de informações sobre parentalidade e criação de filhos que circula na Internet, fator este que contribui grandemente para alterar as práticas, as atitudes. No entanto, os valores parecem não ser atingidos da mesma forma por estas informaçõespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntergeracionalidadept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectPráticas parentaispt_BR
dc.subjectValores familiarespt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePercepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiarespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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