Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Daniela Aparecida | |
dc.contributor.advisor1 | Sellan, Aparecida Regina Borges | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T22:39:43Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T22:39:43Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-17 | |
dc.identifier.citation | Vieira, Daniela Aparecida. A didatização de textos autênticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31312 | - |
dc.description.resumo | Embora os materiais didáticos sejam úteis no ensino de uma língua estrangeira ou de uma segunda língua, não veiculam a língua utilizada em situações reais de comunicação. Portanto, segundo a abordagem comunicativa, é preferível usar os materiais autênticos aos didáticos. Os materiais autênticos podem ser entendidos como “materiais que não foram escritos ou gravados para o discente estrangeiro, mas que foram originariamente elaborados para um público de falantes nativos” (Wilkins, 1976). Esses materiais podem ser empregados como valiosos instrumentos no processo de ensino e aprendizagem de uma LE ou de uma L2, se adequadamente escolhidos e didatizados pelo professor. Em nossa monografia, apresentamos uma reflexão sobre a importância da didatização de textos autênticos no processo de ensino e aprendizagem de português para falantes de outras línguas (PFOL). Nessa reflexão, tratamos da relevância de se didatizar tais textos e procuramos, também, explicar o processo de didatização, ilustrando-o por meio de uma proposta de didatização de dois gêneros textuais: a história em quadrinhos e a canção | pt_BR |
dc.description.abstract | Sebbene i materiali didattici siano utili nell’insegnamento di una lingua straniera (LS) o di una lingua seconda (L2), non veicolano la lingua utilizzata in situazioni reali di comunicazione. Dunque, secondo l’approccio comunicativo è preferibile usare i materiali autentici a quelli didattici. I materiali autentici possono essere intesi come “materiali che non sono stati scritti o registrati per il discente straniero, ma che erano originariamente rivolti ad un pubblico di madrelingua” (Wilkins, 1976). Questi materiali possono fungere da preziosi strumenti nel processo di insegnamento e apprendimento di una LS e di una L2, se adeguadamente scelti e didattizzati dall’insegnante. Nella nostra monografia presentiamo una riflessione sull’importanza della didatttizzazione di testi autentici nel processo di insegnamento e apprendimento del portoghese per parlanti di altre lingue (PFOL). In questa riflessione trattiamo della rilevanza di didattizzare tali testi e cerchiamo di spiegare il processo di didattizzazione, facendone un esempio tramite una proposta di didattizzazione di due generi testuali: il fumetto e la canzone | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.title | A didatização de textos autênticos para o ensino de português para falantes de outras línguas | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Aparecida Vieira.pdf | 468,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.