REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
Autor(es): Meira, Heloisa Codogno de
Primeiro Orientador: Baptista, Maria Teresa
Resumo: Este trabalho apresenta minha pesquisa sobre a atuação do psicopedagogo na orientação profissional de adolescentes tendo como referencial as teorias de Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, José Jorge Zacarias, Gardner sobre as inteligências múltiplas e Marina Miller. Na primeira parte do trabalho, descrevo o processo histórico do tema no Brasil. Para elucidar a questão, apresento os conceitos de orientação vocacional e profissional. Na sequencia, faço um recorte da fase adolescência vivenciada pelo ser humano e suas especificações como autoconceito ressaltando conceitos importantes para conclusão. Na segunda parte, faço uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria de Carl Gustav Jung fazendo referencia aos conceitos envolvidos em sua teoria como funções psíquicas e dinâmicas da personalidade. Concluo que orientação profissional torna-se o termo mais adequado, pois abrange princípios que coincidem com os da psicopedagogia que são: viabilizar a melhoria da qualidade de vida e com o favorecimento da existência digna das atuais e das futuras gerações com a compreensão de que o exercício da profissão e da cidadania caminham juntos e são construídos nas relações.
Abstract: This study presents my research into the work of psychopedagogists vocational guidance of adolescents having as reference the theories of Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, Jose Jorge Zacarias, Gardner about multiple intelligences and Marina Miller. In the first part of the work, I describe the historical process of the subject in Brazil. To elucidate the question, I present the concepts of vocational and professional guidance. In the sequence, I cut a teenage phase experienced by humans and their specifications as self-concept highlighting important concepts to completion. In the second part, I do a literature research on the theory of Carl Gustav Jung with reference to the concepts involved in its theory and psychological functions and dynamic personality. I conclude that career guidance becomes the more appropriate term because it encompasses principles which coincide with the educational psychology that are feasible to improve the quality of life and the enhancing of dignified existence of current and future generations with the understanding that the profession and citizenship go together and are constructed in relations
Palavras-chave: Orientação profissional
Adolescentes e psicopedagogia
Career guidance
Adolescent and educational psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Psicopedagogia
Citação: Meira, Heloisa Codogno de. Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212
Data do documento: 19-Set-2011
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Codogno de Meira.pdf609,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.