Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30952| Tipo: | Tese |
| Título: | Ensino Superior de Administração conectado às demandas do século XXI: inovação pedagógica é possível? |
| Título(s) alternativo(s): | Higher Management Education connected to the demands of the 21 st century: is pedagogical innovation possible? |
| Autor(es): | Silva, Ana Valéria Barbosa da |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
| Resumo: | Esta pesquisa relaciona a estrutura curricular vigente em cursos de administração e as características demandadas pelo contexto atual para esses profissionais, para localizar indicadores sobre o potencial de inovação pedagógica no desenvolvimento dos currículos. Buscou-se compreender o que tem sido e o que precisa ser feito no desenvolvimento dos currículos para que as formações se conectem às competências e habilidades exigidas pelo ambiente organizacional. Este estudo buscou alcançar os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os componentes curriculares e as respectivas práticas pedagógicas por meio de análise dos projetos político pedagógicos de cursos de administração de Instituições do Ensino Superior (IES) selecionadas, (ii) depreender as competências e as habilidades mais almejadas pelas organizações na seleção e na contratação de administradores e (iii) construir indicadores de inovação pedagógica com base nos levantamentos efetuados por meio de revisão bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas. A justificativa se pauta na constatação de que os ambientes organizacionais se mostram desafiadores como consequência de novos paradigmas, avanços tecnológicos e sociedades complexas em plena transformação. Esse cenário demanda mudanças na forma e no conteúdo a ser ministrado pelas IES para mitigar o descasamento entre o que o mercado busca na contratação de profissionais e o que os cursos oferecem. Educadores vêm propondo um novo olhar para as salas de aula e para as relações entre educadores e educandos com o objetivo de superar os desafios atuais da sociedade em um ambiente de busca por inovação pedagógica e aprendizagens significativas. Esta pesquisa qualitativa de natureza descritiva se sustenta em quatro pilares. Foram realizadas revisões sistemáticas da literatura ampliadas por outras pesquisas bibliográficas sobre temas significativos para a fundamentação do estudo compondo assim o corpus da pesquisa. Também se construiu pesquisa documental por meio de uma análise exploratória e descritiva para mapear os projetos pedagógicos de nove cursos de administração selecionados obedecendo a critérios pré-estabelecidos. O terceiro pilar foi composto por meio de questionário eletrônico aplicado junto a recrutadores e gestores que contratam administradores com o objetivo de identificar as competências e habilidades necessárias para os gestores no contexto atual. O quarto pilar se constituiu em entrevistas semiestruturadas com coordenadores de cursos de administração. Fez-se, assim, o cruzamento dos dados obtidos por meio das diferentes fontes a fim de responder aos objetivos da pesquisa. O referencial teórico reúne especialistas da área da Educação. Como principais conclusões e contribuições, foram identificadas as principais soft skills desejadas pelas organizações e mapeado como indicadores de inovação pedagógica a construção de currículos intercambiados que dialoguem com empresas e sociedade em geral. Esses currículos podem promover formações que conectam teoria e prática, estabelecendo redes e possibilitando a renovação das formações superiores na área da Administração. Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, linha de pesquisa Novas tecnologias em Educação, sob orientação da Prof. Dra. Maria Elizabeth Almeida |
| Abstract: | This research relates the current curricular structure of Business Administration programs and the characteristics required by the existing context for these professionals, identifying indicators on the potential for pedagogical innovation in the development of curricula. It was sought to understand what has been and what needs to be done in the development of curricula so that academic training is linked to the skills and abilities required by the organizational environment. This study pursued to achieve the following specific objectives: (i) identify the curricula components and the respective pedagogical practices through the analysis of political-pedagogical projects of Business Administration programs of selected Higher Education Institutions (HEIs). (ii) to infer the competencies and skills most preferred by organizations in the selection and hiring of business professionals. (iii) to build indicators of pedagogical innovation based on research carried out through bibliographic, surveys, document analysis, questionnaires, and interviews. The justification is based on the fact that organizational environments are challenging as a result of new paradigms, technological advances and complex societies which are constantly transformation. This scenario requires changes in the form and contents to be taught by HEIs to mitigate the mismatch between what the market is looking for in hiring professionals and what the courses offer. Educators have been proposing new look at classrooms and at the relationships between faculty and students with the aim of overcoming the current challenges of society in an environment of search for for pedagogical innovation and meaningful learning. This qualitative of a descriptive nature research is based on four-pillar. Systematic reviews of the literature were carried out, augmented by other bibliographic research on significant topics for the study’s foundation, building the research corpus. Documental research was carried out through an exploratory and descriptive analysis to map the pedagogical projects of nine selected business administration programs according to pre-established criteria. The third pillar was accomplished through an electronic questionnaire applied to recruiters and managers who hire administrators to identify the skills and abilities needed for managers in the current context. The fourth pillar consisted of semi-structured interviews with coordinators of business administration programs. Thus, the analysis of data obtained through the different sources was put together to respond to the objectives of the research. The theoretical framework brings together specialists in the field of Education. As main conclusions and contributions, the main soft skills desired by organizations were identified, and mapped as indicators of pedagogical innovation the construction of exchanged curricula that dialogue with companies and society in general. These curricula can promote training that connect theory and practice, establishing networks and enabling the renewal of higher education in Administration knoweldege field.This research is part of the Graduate Program in Education: Curriculum of PUC-SP, New Technologies in Education line of research, under the guidance of Prof. Dr. Maria Elizabeth Almeida |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Currículo Administração Inovação pedagógica Ensino Superior Learning Curriculum Management Pedagogical Innovation Higher Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
| Citação: | Silva, Ana Valéria Barbosa da. Ensino Superior de Administração conectado às demandas do século XXI: inovação pedagógica é possível?. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30952 |
| Data do documento: | 8-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ana Valéria Barbosa da Silva.pdf | 9,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

