Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30879
Tipo: | Dissertação |
Título: | O engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior privado |
Autor(es): | Rodrigues, Camila Cândido |
Primeiro Orientador: | Ronca, Antonio Carlos Caruso |
Resumo: | Este estudo discute o engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior. Teve como objetivo conhecer os fatores que influenciam o engajamento acadêmico do estudante de instituições de ensino superior privado a partir da sua própria perspectiva. A temática se mostra importante já que engajamento acadêmico e permanência do estudante no ensino superior possuem uma relação estreita. Ou seja, quanto mais o aluno é engajado, conquista uma maior clareza do que quer e assim segue em busca de seu objetivo, tornando seu percurso formativo mais significativo e reduzindo a possibilidade de desistir. Além disso, à medida que percebe suas conquistas de aprendizado e de seus objetivos, o estudante se torna mais engajado. A revisão da literatura demonstra que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem promover experiências engajadoras para seus estudantes, apoiá-los em suas dificuldades e oportunizar a aprendizagem significativa. Também aponta que o estudante precisa empenhar-se em seus compromissos acadêmicos ao longo da graduação. E que o engajamento acadêmico dos estudantes envolve três dimensões: afetiva, cognitiva e comportamental. Como procedimento de coleta de dados foram aplicados questionários para conhecer previamente o perfil dos estudantes selecionados para amostra. Posteriormente, foram entrevistados 5 estudantes que estavam cursando o primeiro ano da graduação de Psicologia de uma IES da cidade de São Paulo. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia de Análise de Conteúdo. Assim, a partir da perspectiva dos estudantes, foi possível compreender que o engajamento acadêmico no ensino superior abarca fatores relacionados ao olhar dos próprios estudantes para suas perspectivas futuras de carreira, aspirações pessoais, e o envolvimento afetivo em suas experiências vividas durante o percurso acadêmico e com a comunidade acadêmica. Também, como a construção do aprendizado gera sensação de satisfação e nutre a vontade de aprender mais. E ainda que envolve necessidade de escolhas por parte do estudante, esforço e participação ativa nas atividades |
Abstract: | This study discusses the academic engagement of higher education students. Its purpose was to know the factors that influence the academic engagement of students in private higher education institutions from their own perspective. The theme is important since academic engagement and student permanence in higher education have a close relationship. That is to say, the more the student is engaged, the clearer become his goals, and thus he goes on for his objective, making his education path more meaningful and reducing the possibility of giving up. Furthermore, as the students realize their learning and goals achievements, they become more engaged. The literature review demonstrates that Higher Education Institutions should promote engaging experiences for their students, support them in their difficulties and provide opportunities for meaningful learning. It also points out that the student needs to commit to their academic responsibilities throughout their graduation, and, moreover, that the academic engagement of students involves three dimensions: affective, cognitive and behavioral dimension. As data collection procedure, questionnaires were employed to previously know the profile of the students selected for the sample. Subsequently, 5 students who were attending the first year of undergraduate Psychology at a Higher Education Institution in the city of São Paulo were interviewed. The interviews were analyzed based on the Content Analysis methodology. Therefore, from the students’ perspective it was possible to understand that academic engagement in Higher Education encompasses factors related to the students’ own view of their future career prospects, personal aspirations and affective involvement with their experiences during their academic career and with the academic community. In addition to that, we understood how the construction of the learning process generates a feeling of satisfaction and nourishes the desire to learn more, while it involves the necessity of the student to make choices, exerting effort and active participation in activities |
Palavras-chave: | Engajamento acadêmico, envolvimento acadêmico Estudantes Ensino superior Instituições de Ensino Superior privadas Academic engagement Academic involvement Students Higher Education Private higher education institutions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Rodrigues, Camila Cândido. O engajamento acadêmico de estudantes de ensino superior privado. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30879 |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camila Cândido Rodrigues.pdf | 725,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.