Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tanferri, Debora Oppermann | |
dc.contributor.advisor1 | Espósito, Vitória Helena Cunha | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T11:26:53Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T11:26:53Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-01 | |
dc.identifier.citation | Tanferri, Debora Oppermann. Compreendendo as relações escola - família: uma questão de gestão? uma proposta de assessoria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30818 | - |
dc.description.resumo | Apresento o tema relação escola/família, cuja pesquisa tem o objetivo de contribuir para o processo ensino-aprendizagem, partindo da investigação e da conscientização sobre a importância dessa parceria no processo educacional. Através dessa pesquisa se observou que paradigmas de interpretação e de gestão das realidades sociais, defendem modelos sistêmicos numa perspectiva de integração funcional, em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos co-existentes. Neste sentido, além das estruturas e das funções da família e da escola,havemos de considerar também as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e no que diz respeito aos quadros sociais instáveis que exigem uma compreensão dinâmica e respostas mais condizentes. Assim, a pesquisa tem como resultado ratificar a relação escola/família, que é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá incorrer do processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Compreendendo as relações escola - família: uma questão de gestão? uma proposta de assessoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora Oppermann Tanferri - TCC.pdf Restricted Access | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.