REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30292
Tipo: Tese
Título: Exploração de fatores relacionados a processos de aprendizagem autorregulada em contexto de desenvolvimento profissional
Autor(es): Piazentini, Luiz Henrique
Primeiro Orientador: Gabriel, Martha Carrer Cruz
Resumo: Esta pesquisa exploratória tem como objetivo principal investigar a experiência do aprendiz ao definir um escopo para aprender uma nova competência e como os profissionais adultos que trabalham em startups ou pequenas empresas podem ser digitalmente apoiados no processo de qualificação independente. Nas últimas três décadas, o conjunto de competências esperado desses colaboradores sofreu muitas mudanças e evoluções técnicas, consequência do desenvolvimento das tecnologias digitais. Embora alguns teóricos e especialistas tenham investigado a Aprendizagem Autorregulada (AA) em contextos educacionais online, os mecanismos que influenciam a AA em contextos de desenvolvimento profissional online ainda não foram totalmente compreendidos. Com isso em mente, a hipótese desta tese é de que nos contextos de desenvolvimento profissional, o escopo do que os profissionais adultos decidem aprender também deve ser considerado como parte dos modelos de AA. Através da pesquisa, seleção, validação e aplicação dos mais recentes modelos de AA, este trabalho irá basear os seus estudos no referencial teórico de Winne e Hadwin (1998), que envolve 4 fases: definição de tarefas, objetivos e planejamento, aplicação de estratégias e táticas e, por último, reflexão e adaptação. Além disso, esta tese propõe uma nova fase no processo de AA, levando em conta a “definição de escopo”. O modelo proposto é resultado de revisões em modelos de AA testados empiricamente e em estruturas de competências do século XXI, conforme delineado por órgãos como OCDE, UNESCO e FEM. A proposição da nova fase adicionada ao modelo de AA baseado em Winne e Hadwin (1998) foi experimentada com dezoito funcionários de uma empresa startup no Brasil, os quais foram convidados a interagir com o protótipo de AA durante um período de 12 semanas. Para analisar os dados gerados pelo protótipo de AA, adotou-se uma abordagem qualitativa, mais especificamente a análise temática, para compreender as formas de interação com o protótipo e possíveis intervenções co-projetadas com os participantes. Essa abordagem é comparada com a revisão aprofundada dos modelos de AA existentes para compreender como a definição do escopo pode apoiar a autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que além dos subconstrutos apresentados da nova fase de definição do escopo – feedback, interesses e competências do século XXI – mais um subconstruto surgiu como associado aos feedbacks: a equilibração cognitiva, composta dos elementos assimilação e acomodação derivados das teorias do Piaget (1978)
Abstract: This exploratory research aims to investigate the learner’s experience when defining a scope to learn a new competence, and how professional adults working in startup or small companies can be digitally supported in the process of independent upskilling. Over the last three decades, the set of competences expected from these employees has followed many changes and technical developments, consequence of digital technologies development. Whilst some theorists and specialists have been investigating Self-Regulated Learning (SRL) in online educational contexts, the mechanisms influencing SRL in online professional development contexts have not yet been fully understood. With that in mind, this thesis project’s hypothesis is that in the professional development contexts, the scope of what adult professionals decide to learn should also be considered as part of SRL models. Through research, selection, validation and application of most recent SRL models, this work will base its studies on Winne and Hadwin’s (1998) theoretical framework, which currently involves 4 phases: task definition, goals and planning, applying strategies, and reflection and adaptation. Furthermore, with studies based on the aforementioned theoretical framework, this thesis proposes a new phase in the SRL process, taking into account “scope definition”. The proposed model is the result of reviews on empirically tested SRL models, and on frameworks of 21st century competences as outlined by OECD, UNESCO and WEF. The proposition of the new phase added to SRL models based on Winne and Hadwin’s (1998), was carried out through an experiment with 18 employees from an startup company in Brazil, invited to interact with the SRL prototype over a 12-weeks period. In order to analyse the data generated by the SRL application, a qualitative approach was adopted, alongside thematic analysis, to understand forms of interaction with the prototype and possible co-designed interventions with participants. This approach is compared with existing SRL models’ in-depth review to understand how scope setting supports selfregulation of learning. The results showed that in addition to the sub-constructs presented that made up the new scoping phase – feedback, interests and 21st century competences – a new sub-construct emerged, associated with the feedbacks: the cognitive equilibration, composed of the elements assimilation and accommodation derived from Piaget’s (1978) theories
Palavras-chave: Análise do comportamento
Intervenção mediada por pares
Inclusão social
Transtorno do Espectro Autista
Self-regulated learning
21st-century skills
Competences of the future
Competence shortage
Competence-based learning
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Piazentini, Luiz Henrique. Exploração de fatores relacionados a processos de aprendizagem autorregulada em contexto de desenvolvimento profissional. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30292
Data do documento: 3-Out-2022
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