REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29626
Tipo: Tese
Título: A formação pedagógica docente para o curso superior de Relações Públicas
Título(s) alternativo(s): Lecturer's pedagogical education for the higher course of Public Relations
Autor(es): Barros, Paula Franceschelli de Aguiar
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo sobre formação docente para o curso superior de Relações Públicas. Para compreender os caminhos necessários a uma melhor atuação dos professores que atuam nesse curso, o estudo buscou investigar se o planejamento de disciplinas por unidades de aprendizagem pode redundar numa formação docente de melhor qualidade. Dessa forma, levantou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como contribuir para a formação do docente de um curso de Relações Públicas, desenvolvendo sua competência para o Planejamento de Disciplinas por Unidades de Aprendizagem, de modo que professores e alunos possam articular um processo de formação profissional de acordo com as exigências atuais? O objetivo da pesquisa era verificar, portanto, se o planejamento de disciplinas por unidade de aprendizagem é capaz de repercutir positivamente na atitude docente. Para responder a esta questão, o estudo fez um levantamento dos percursos concretos e necessários para uma formação docente melhor, especificamente no que se refere à andragogia, empatia e com-vivência. O estudo tem como principal referencial os pressupostos teóricos de um dos maiores pesquisadores sobre a educação no ensino superior brasileiro, o professor Marcos Masetto. Em seguida ao estudo do referencial, a autora valeu-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, e planejou, implantou e avaliou como se constitui o planejamento de uma disciplina por unidades de aprendizagem num curso de Relações Públicas na cidade de São Paulo. Em virtude da pandemia de Covid-19, a pesquisa foi conduzida de forma mediatizada, utilizando-se da plataforma Zoom. Os resultados mostram que o plano se tornou efetivamente eficiente tanto no que tange à formação dos alunos quanto na atitude e perspectiva da professora, respondendo, portanto, ao problema inicial e atingindo o objetivo do estudo
Abstract: This work results from a study on teachers' training for the Public Relations undergraduate course. Aiming to understand the paths for a better performance of professors who teach in this course, the study sought to investigate whether the planning of disciplines by learning units results in improved teacher training. In this way, the following question represents the research problem: how to contribute to the education of Public Relations professor's course, developing their competence in the Planning of Subjects by Learning Units so that professors and students can articulate a vocational training process according to current requirements? The research intends to verify whether the planning of disciplines per learning unit would contribute to improving the teaching attitude. To respond to this question, the study surveyed the concrete and required paths for better teachers' training, mainly concerning andragogy, empathy, and living together. The principal reference of the study is the theoretical assumptions of one of the most competent researchers on education in Brazilian higher education, Professor Marcos Masetto. After examining the framework, the author used qualitative research, characterized as action research, and planned, implemented, and evaluated the constitution of the planning of a discipline by learning units in a Public Relations course in the city of São Paulo. Due to the Covid-19 pandemic, the research was conducted in a mediated way, using the Zoom platform. The results show that the plan has become effectively efficient in students' training and the teacher's attitude and perspective. Thus, responding to the initial problem and achieving the initial aim
Palavras-chave: Currículo
Formação docente
Planejamento de disciplina por unidades de aprendizagem
Relações públicas
Curriculum
Teacher training
Discipline planning by learning units
Public relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Barros, Paula Franceschelli de Aguiar. A formação pedagógica docente para o curso superior de Relações Públicas. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29626
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Franceschelli de Aguiar Barros.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.