Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29615
Tipo: | Tese |
Título: | A geração sênior e o novo paradigma cognitivo e tecnológico |
Autor(es): | Rodrigues, Flávia Luciana dos Santos Souza |
Primeiro Orientador: | Santaella, Lucia |
Resumo: | O presente trabalho propõe identificar e explorar as mudanças comportamentais, cognitivas, estilos de vida e construção de uma nova imagem no uso das tecnologias digitais, bem como, a comunicação através das mídias sociais digitais de indivíduos de 60 anos ou mais, retratado nessa tese, como ‘geração sênior’. Este estudo foi realizado com o intuito de observar que, diante de um envelhecimento populacional acelerado no país, buscou-se retratar as transformações que, por meio da utilização de ferramentas e meios tecnológicos, promovem a alfabetização digital do sênior perante a sociedade contemporânea. Diante da crescente longevidade, expectativa e qualidade de vida, veem-se como importantes transmissores de novos significados, utilizando-os como instrumento de socialização, inclusão digital e pertencimento social. Dessa forma, o sênior está revolucionando o conceito de envelhecer em uma sociedade digitalizada, redescobrindo valores propícios à realização pessoal, em que aprende a ressignificar sua história. Ao perceber a longevidade ativa como factível, as perspectivas para o futuro se modificam, passando a desafiar os estereótipos de tempo, combatendo o preconceito etário, no uso das novas tecnologias digitais como formas de interação e integração, desmistificando os paradigmas cognitivos e tecnológicos. Esta pesquisa é baseada no levantamento de informações de caráter bibliográfico e com metodologia aplicada que envolve análise qualitativa e de conceitos, abordando a importância das mídias sociais na melhoria das habilidades cognitivas, bem como, entender a importância das novas tecnologias no cotidiano da geração sênior |
Abstract: | The present work proposes to identify and explore behavioral, cognitive, lifestyle changes and the construction of a new image in the use of digital technologies, as well as communication through digital social media of individuals aged 60 or older, referred in this thesis, as 'senior generation'. This study was carried out in order to observe that in the face of an accelerated population aging in the country, sought to show the transformations through the use of tools and technological means to digital literacy of the senior in the face of contemporary society. Faced with the growing longevity, expectation and quality of life, they see themselves as important transmitters of new meanings, using them as an instrument of socialization, digital inclusion and social belonging. Thus, seniors are revolutionizing the concept of aging in a digitalized society, rediscovering values to personal fulfillment, in which they learn to re-signify their stories. When perceiving active longevity as feasible, perspectives for the future change, challenging time stereotypes, fighting age prejudice, using new digital technologies as a way of interaction and integration, demystifying cognitive and technological paradigms. This research is based on bibliographic information and a methodology that involves qualitative and conceptual analysis, addressing the importance of social media in the improvement of cognitive skills, as well as understanding the importance of new technologies in the daily life of the senior generation |
Palavras-chave: | Geração sênior Comportamento Tecnologia Mídias digitais Habilidades cognitivas Senior generation Behavior Technology Digital media Cognitive skills |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Rodrigues, Flávia Luciana dos Santos Souza. A geração sênior e o novo paradigma cognitivo e tecnológico. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29615 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flávia Luciana dos Santos Souza Rodrigues.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.