REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29595
Tipo: Dissertação
Título: Inclusão no Ensino Superior: acessibilidade do aluno com deficiência visual na PUC - São Paulo
Autor(es): Ribeiro, Nelson D’Angelo
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Educadores no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A inserção do aluno com deficiência na Universidade demanda, das instituições universitárias, o desenvolvimento de ações, de políticas de apoio e de práticas inclusivas para garantir o efetivo processo de ensino e de aprendizagem desse aluno. Esta pesquisa em consonância com a Portaria n.º 3.284/2003, que dispõe “sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização, de reconhecimento de cursos e de credenciamento de instituições” (MEC, 2003), a fim de assegurar as pessoas com deficiência condições básicas de acesso ao ensino superior tem como objetivo promover acessibilidade no ensino superior do aluno com deficiência visual no ensino superior da PUC-SP, a fim de promover a inclusão deste, garantindo a sua permanência e conclusão do curso no curso de graduação em Comunicação e Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo descritivo, realizada no ano de 2020 / 2021, no período da pandemia cuja identificação acerca da acessibilidade na Universidade se deu por meio de análise documental e de pesquisa bibliográfica informatizada em fontes de dados que contêm publicação eletrônica de periódicos científicos. Como critérios de inclusão são consideradas as publicações que continham os termos: pessoa com deficiência, inclusão, acessibilidade, alunos com deficiência visual. Ao final do trabalho realizado com alunos com deficiência visual e professores do curso, revela que as ações implementadas pelo núcleo de acessibilidade permitiram a inserção acadêmica e a aprendizagem do aluno com deficiência visual. A pesquisa evidenciou (até o momento) que a educação inclusiva no ensino superior é necessária e possível, sendo o êxito do trabalho alcançado a partir do esforço conjunto e integrado entre os sujeitos envolvidos: a coordenação do núcleo de apoio a educação inclusiva (Napei), a coordenação dos cursos de graduação, os alunos com deficiência e os ledores
Abstract: This work was developed in the line of research Educator Training in the Postgraduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). The inclusion of students with disabilities in the University demands, from university institutions, the development of actions, support policies and inclusive practices to guarantee the effective teaching and learning process of this student. This research is in line with Ordinance no. in order to ensure people with disabilities basic conditions of access to higher education aims to promote accessibility in higher education for students with visual impairments in higher education at PUC-SP, in order to promote their inclusion, ensuring their permanence and completion of the course in the graduation course in Communication and Social Work. This is a qualitative research, with a descriptive study, carried out in the year 2020 / 2021, during the pandemic period, whose identification of accessibility at the University took place through document analysis and computerized bibliographic research in data sources that contain publication electronics of scientific journals. As inclusion criteria, publications containing the terms: person with disabilities, inclusion, accessibility, students with visual impairments are considered. At the end of the work carried out with students with visual impairments and teachers of the course, it reveals that the actions implemented by the accessibility center allowed the academic insertion and learning of students with visual impairments. The research has shown (so far) that inclusive education in higher education is necessary and possible, and the success of the work is achieved from the joint and integrated effort between the subjects involved: the coordination of the support nucleus for inclusive education (Napei), coordination of undergraduate courses, students with disabilities and readers
Palavras-chave: Inclusão
Deficiência visual
Acessibilidade
Ledor
Inclusion
Visual impairment
Accessibility
Reader/ transcriber
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ribeiro, Nelson D’Angelo. Inclusão no Ensino Superior: acessibilidade do aluno com deficiência visual na PUC - São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29595
Data do documento: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson D' Angelo Ribeiro.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.