REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29583
Tipo: Dissertação
Título: Medo do escuro: jogo digital
Título(s) alternativo(s): Fear of the dark: digital gam
Autor(es): Buesso Junior, José Carlos
Primeiro Orientador: Lemes, David de Oliveira
Resumo: Este trabalho descreve a criação do Jogo Medo do Escuro: Jogo Digital e como os jogos digitais podem nos ajudar a vencer nossos medos.O medo em jogos digitais pode se apresentar de diversas maneiras, de simples à tenebrosa. Independente de qual seja esta maneira, o jogo digital nos desafia a enfrentar situações que geram em nós emoções e estimulam processos cognitivos (percepção, memória e raciocínio), o que nos possibilita adquirir experiência, resolver problemas e elaborar planos.A pesquisa realizada se divide em dois aspectos: a) a pesquisa teórica de como o medo afeta o jogador e como podemos utilizá-lo de forma positiva em jogos digitais; b) a pesquisa prática envolve as melhores condutas no desenvolvimento de jogos digitais. Para a pesquisa teórica foram utilizados os trabalhos de autores, como, por exemplo, o do neurocientista e pesquisador Joseph LeDoux (cuja pesquisa se concentra principalmente em circuitos de sobrevivência) e o professor e pesquisador Dolf Zillmann (desenvolvedor do paradigma da transferência de excitação).E na pesquisa prática foram utilizados os trabalhos de autores como Maureen Murdock. A criação da história do jogo Medo do Escuro foi baseada nos estudos sobre sua obra A Jornada da Heroína (2022). Para a criação do Game Design, analisamos o Modelo Mentalde Donald Norman (2002), utilizamos as dez Heurísticas de Nielsen (1993) e as Esferas de Controle em Tempo Real, Ambiente Simulado e Polimento de Steve Swink (Game Feel) (2008)
Abstract: This work describes the creation of the Fear of the Dark Game: Digital Game and how digital games can help us overcome our fears.Fear in digital games can present itself in many ways, from simple to dark. Regardless of which way, the digital game challenges us to face situations that generate emotions in us and stimulate cognitive processes (perception, memory and reasoning), which allows us to gain experience, solve problems and make plans.The research carried out is divided into two aspects: a) the theoretical research of how fear affects the player and how we can use it in a positive way in digital games; b) practical research involves the best conduct in the development of digital games.For theoretical research, the works of authors such as, for example, neuroscientist and researcher Joseph LeDoux (whose research focuses mainly on survival circuits) and professor and researcher Dolf Zillmann (developer of the excitation transfer paradigm) were used. . And in practical research, the works of authors such as Maureen Murdock were used. The creation of the story of the Medo do Escuro game was based on studies of his work A Jornada da Heroína (2022). To create the Game Design, we analyzed Donald Norman's Mental Model (2002), we used Nielsen's ten Heuristics (1993) and Steve Swink'sReal-Time Control Spheres, Simulated Environment and Polishing (Game Feel) (2008)
Palavras-chave: Jogos digitais
Medo do escuro
Fobia
Nictofobia
Digital games
Fear of the dark
Phobia
Nictophobia
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Buesso Junior, José Carlos. Medo do escuro: jogo digital. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29583
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Carlos Buesso Junior.pdf4,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.