Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças? |
| Autor(es): | Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz |
| Primeiro Orientador: | Pinto, Marcia Mathias |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglês |
| Palavras-chave: | Atitudes facilitadoras Professor Aluno Ensino-aprendizagem Língua inglesa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz. Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387 |
| Data do documento: | 18-Dez-2014 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf | 931,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

