REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
Autor(es): Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
Primeiro Orientador: Pinto, Marcia Mathias
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglês
Palavras-chave: Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz. Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387
Data do documento: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf931,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.