REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalgado, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.advisor1Rossetti, Marinella Binda-
dc.date.accessioned2022-10-23T22:59:20Z-
dc.date.available2022-10-23T22:59:20Z-
dc.date.issued2015-02-09-
dc.identifier.citationSalgado, Alexandre Ferreira. Coatching aplicado a educação. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29196-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a aplicação do método Coaching aos professores do ensino superior, refletindo sobre a capacitação e a motivação desses profissionais em exercício docente no desenvolvimento de sua rotina de trabalho. Identifica os procedimentos de Coaching, sua história, definição, finalidade e possibilidade de adequação do método à capacitação de professores do ensino superior. Defende que o professor universitário deve ser assistido e acompanhado por um coordenador de curso que, periodicamente, por meio das técnicas de Coaching, apoie a ação didática na aplicação do plano de curso. Analisa procedimentos de Coaching quanto à metodologia aplicada no acompanhamento periódico do método Coaching pelos coordenadores pedagógicos/ coordenadores de curso. A opção metodológica para análise e reflexão foi a da pesquisa bibliográfica, utilizando, assim, a consulta de livros, artigos, monografias, dissertações, ensaios e internet. Como resultado do trabalho, foi constatada a eficácia do procedimento de Coaching para apoio da atuação didática docente, no entanto, quanto à aplicação periódica do método, observamos ser inviável a realização pelo coordenador do curso, uma vez que o processo de aplicação de Coaching tem uma metodologia pontual, de acordo com as necessidades específicas, identificadas em cada área de conhecimentopt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the application of Coaching method to higher education teachers, reflecting on the capacitation and the motivation of these professionals in teaching practice in the development of their work routine. Identifies Coaching's procedures, its history, definition, purpose and possibility of adequation of the method to the capacitation of higher teachers. Defends that the higher teacher should be assisted and accompanied by a course coordinator that, periodically, through coaching techniques, supports the didactic action in the application of the course plan. Analyzes Coaching’s procedures as the methodology applied in periodic accompaniment of the Coaching method by pedagogic coordinators / course coordinators. The methodological option for analysis and reflection was the bibliographic search, using, thus, the books consultation, articles, monographs, dissertations, essays and Internet. As a result of the work, the effectiveness of coaching procedure to support the teaching didactic activity was observed, however, as the periodic application of the method, we found the performance to be impossible by the course coordinator since the Coaching application process has a specific methodology, according to the specific needs identified in each area of expertiseen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Magistério do Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectCoordenador de curso/pedagógicopt_BR
dc.subjectMétodo coachingpt_BR
dc.subjectTeacher Higher Educationen_US
dc.subjectCourse/pedagogical coordinatoren_US
dc.subjectCoaching methoden_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCoatching aplicado a educaçãopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE FERREIRA SALGADO.pdf503,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.