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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28662| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Síndrome de Down: o apagamento do sujeito |
| Autor(es): | Lopes, Samantha Caroline Romanos Makiyama |
| Primeiro Orientador: | Freire, Regina Maria Ayres de Camargo |
| Resumo: | Introdução A Síndrome de Down é uma condição genética, reconhecida há mais de um século por John Langdon Down, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (DM), compreendendo cerca de 18% do total de deficientes mentais em clínicas especializadas. Objetivo levantar a literatura sobre a Síndrome de Down, identificando os tipos de estudos realizados e sua pertinência para o campo fonoaudiológico, analisar os achados, classificar de acordo com os temas priorizados e propor diretrizes para o atendimento fonoaudiológico. Material e Método A metodologia empregada foi a revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa, dividida em duas partes: a primeira consistiu em buscar, nos últimos 42 anos, teses e dissertações que respondessem as perguntas que norteiam esse trabalho na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A segunda, elaborar um conjunto de diretrizes para o atendimento da criança com Síndrome de Down. Resultados As buscas realizadas mostraram 541 títulos, dos quais 10 foram excluídos por serem repetidos, 04 por serem estudos de revisão e 163 por não terem a Síndrome de Down como tema. Restaram 364 teses e dissertações que foram, a seguir, organizadas em uma planilha excel, por área: 150 da área da saúde; 91 da psicologia; 89 da educação; 17 em fonoaudiologia; 13 em informática; 4 em linguística. Dos 17 títulos achados na fonoaudiologia 02 foram excluídos por serem da área da voz e 01 por ser da área da audição. Restaram 14 títulos da área da linguagem: 01 com foco na relação família e desenvolvimento da linguagem; 01 sobre o atendimento em grupo; 01 sobre comunicação suplementar alternativa; 02 com foco na leitura e escrita; 02 sobre multimodalismo; 06 sobre análise de estruturas linguísticas e 01 sobre a singularidade do sujeito. Conclusões As pesquisas abrangem áreas e temas bastante diversos. No entanto, com exceção de uma dissertação que foi tomada como espinha dorsal para a análise dos títulos encontrados, todas tendem a confirmar a criança com Síndrome de Down por sua defasagem em comparação com a criança típica. Dessa forma. O sujeito é excluído e sua diferença não é tomada como ponto de partida para uma intervenção eficaz |
| Palavras-chave: | Síndrome de Down Atendimento fonoaudiológico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia |
| Citação: | Lopes, Samantha Caroline Romanos Makiyama. Síndrome de Down: o apagamento do sujeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28662 |
| Data do documento: | 29-Nov-2019 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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