REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGilberti, Gabriela Machado
dc.contributor.advisor1Maciel Junior, Plínio de Almeida
dc.date.accessioned2022-10-05T22:08:00Z-
dc.date.available2022-10-05T22:08:00Z-
dc.date.issued2012-06-30
dc.identifier.citationGilberti, Gabriela Machado. Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518-
dc.description.resumoA aquisição da autonomia é uma das principais tarefas desenvolvimentais do período da adolescência. O objetivo do presente trabalho foi compreender como o adolescente concebe o processo de aquisição de autonomia neste momento da vida, especialmente explorar quais considerações ele/a faz a respeito de ferramentas sociais potencialmente facilitadoras deste processo. Trata-se de um estudo qualitativo para o qual foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis adolescentes de 16 e 17 anos de idade que estão cursando o Ensino Médio, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, nas quais foram abordados temas como a escolha da rotina durante os dias úteis e finais de semana, regras impostas pelos pais, relação com pares, relação com a família, perspectiva de futuro e experiências de total liberdade, a fim de compreender o exercício da autonomia. O procedimento de tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo qualitativa. O estudo contribuiu para reiterar a compreensão de que o processo de aquisição de autonomia é extremamente peculiar a cada indivíduo e sofre diversas influências dos contextos nos quais o adolescente se desenvolve. As singularidades aparecem principalmente no que tange às tomadas de decisões e aos modos de se relacionarem com os pais. O uso da internet, bem como a instituição escolar, revelaram-se importantes para os entrevistados, no sentido de lhes permitirem ir além da transmissão de informações: configuram-se como espaços de formação de opinião e valores, de sociabilização e, consequentemente, de exercício da autonomia para os adolescentes. Ainda, outro achado importante foi que, para os adolescentes, situações nas quais se encontram sozinhos ou apenas com seus pares, sem a supervisão direta de um adulto, são aquelas que fomentam o desenvolvimento da autonomia. Evidenciou-se a importância dos pais oferecerem espaço para o adolescente exercer sua autonomia, indicando que eles não são excluídos desse processo pelos participantes da pesquisapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAutonomia pessoalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAutonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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