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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gilberti, Gabriela Machado | |
dc.contributor.advisor1 | Maciel Junior, Plínio de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:08:00Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T22:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-30 | |
dc.identifier.citation | Gilberti, Gabriela Machado. Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28518 | - |
dc.description.resumo | A aquisição da autonomia é uma das principais tarefas desenvolvimentais do período da adolescência. O objetivo do presente trabalho foi compreender como o adolescente concebe o processo de aquisição de autonomia neste momento da vida, especialmente explorar quais considerações ele/a faz a respeito de ferramentas sociais potencialmente facilitadoras deste processo. Trata-se de um estudo qualitativo para o qual foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis adolescentes de 16 e 17 anos de idade que estão cursando o Ensino Médio, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, nas quais foram abordados temas como a escolha da rotina durante os dias úteis e finais de semana, regras impostas pelos pais, relação com pares, relação com a família, perspectiva de futuro e experiências de total liberdade, a fim de compreender o exercício da autonomia. O procedimento de tratamento dos dados das entrevistas foi a análise de conteúdo qualitativa. O estudo contribuiu para reiterar a compreensão de que o processo de aquisição de autonomia é extremamente peculiar a cada indivíduo e sofre diversas influências dos contextos nos quais o adolescente se desenvolve. As singularidades aparecem principalmente no que tange às tomadas de decisões e aos modos de se relacionarem com os pais. O uso da internet, bem como a instituição escolar, revelaram-se importantes para os entrevistados, no sentido de lhes permitirem ir além da transmissão de informações: configuram-se como espaços de formação de opinião e valores, de sociabilização e, consequentemente, de exercício da autonomia para os adolescentes. Ainda, outro achado importante foi que, para os adolescentes, situações nas quais se encontram sozinhos ou apenas com seus pares, sem a supervisão direta de um adulto, são aquelas que fomentam o desenvolvimento da autonomia. Evidenciou-se a importância dos pais oferecerem espaço para o adolescente exercer sua autonomia, indicando que eles não são excluídos desse processo pelos participantes da pesquisa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Autonomia pessoal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Autonomia na adolescência: fatores sociais facilitadores desse processo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gabriela Machado Giberti - TCC.pdf | 558,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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