REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre teoria e prática no estudo da punição: revisão bibliográfica de pesquisas experimentais aplicadas publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis de 1968 a 2013
Autor(es): Almeida, Deborah Paz de
Primeiro Orientador: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Resumo: Na Análise do Comportamento não há concordância entre os autores sobre a definição de punição. A literatura apresenta duas conceituações como principais: a de Skinner (1953/2007) e de Azrin e Holz (1966). O primeiro autor explica a punição como um processo secundário incapaz de reduzir, de forma duradoura, a força do comportamento enquanto que os outros autores argumentam ser a punição um processo primário que diminui necessariamente a probabilidade futura do comportamento ocorrer. A definição de Catania (1992/1999) é usualmente alinhada a de Azrin e Holz (1966) sendo considerada na literatura uma ampliação dela, por não postular a necessidade do estímulo punidor ser imediatamente posterior à resposta. A presente pesquisa analisou a definição de Catania (1992/1999) apontando tópicos que se aproximam e se afastam tanto de Azrin e Holz (1966) quanto de Skinner (1953/2007). Essa discordância teórica se reflete nas pesquisas básicas e aplicadas, que apresentam diferentes focos de estudos a depender do autor em que se baseiam e que tem diferentes posicionamento em relação ao uso ou não da punição como um método possível de modificar comportamento. Por essa razão, faz-se necessário investigar a relação entre teoria e prática no estudo da punição. Para isso, utilizou-se a pesquisa aplicada como material, visto que ela representa um intermédio entre a pesquisa básicas e as intervenções analítico-comportamentais. Uma revisão e análise bibliométricas a partir do Journal of Applied Behavior Analysis, de 1968 a 2014, foi conduzida, já que esse jornal é um importante veículo de disseminação de conhecimento. Obteve-se como principais resultados: a) heterogeneidade de autores e instituições que publicam na área, sendo seu principal representante Brian A. Iwata e a University of Kansas; b) predomínio de indivíduos com desordens no desenvolvimento como público alvo; c) timeout e punição física como o procedimento e estímulo punidor mais utilizado; d) a utilização frequente de análises de preferência e funcionais na década de 90 e) poucas pesquisas que investigam a generalidade de forma controlada; e f) poucos autores que definem punição e revelam suas referências teóricas sendo que a maioria dos pesquisadores tende a definir punição como Azrin e Holz (1966).
Palavras-chave: Desordens no desenvolvimento
Controle aversivo
Generalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Almeida, Deborah Paz de. Relação entre teoria e prática no estudo da punição: revisão bibliográfica de pesquisas experimentais aplicadas publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis de 1968 a 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28309
Data do documento: 30-Jun-2014
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