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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Almeida, Deborah Paz de | |
dc.contributor.advisor1 | Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves | |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T21:22:25Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T21:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-30 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, Deborah Paz de. Relação entre teoria e prática no estudo da punição: revisão bibliográfica de pesquisas experimentais aplicadas publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis de 1968 a 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28309 | - |
dc.description.resumo | Na Análise do Comportamento não há concordância entre os autores sobre a definição de punição. A literatura apresenta duas conceituações como principais: a de Skinner (1953/2007) e de Azrin e Holz (1966). O primeiro autor explica a punição como um processo secundário incapaz de reduzir, de forma duradoura, a força do comportamento enquanto que os outros autores argumentam ser a punição um processo primário que diminui necessariamente a probabilidade futura do comportamento ocorrer. A definição de Catania (1992/1999) é usualmente alinhada a de Azrin e Holz (1966) sendo considerada na literatura uma ampliação dela, por não postular a necessidade do estímulo punidor ser imediatamente posterior à resposta. A presente pesquisa analisou a definição de Catania (1992/1999) apontando tópicos que se aproximam e se afastam tanto de Azrin e Holz (1966) quanto de Skinner (1953/2007). Essa discordância teórica se reflete nas pesquisas básicas e aplicadas, que apresentam diferentes focos de estudos a depender do autor em que se baseiam e que tem diferentes posicionamento em relação ao uso ou não da punição como um método possível de modificar comportamento. Por essa razão, faz-se necessário investigar a relação entre teoria e prática no estudo da punição. Para isso, utilizou-se a pesquisa aplicada como material, visto que ela representa um intermédio entre a pesquisa básicas e as intervenções analítico-comportamentais. Uma revisão e análise bibliométricas a partir do Journal of Applied Behavior Analysis, de 1968 a 2014, foi conduzida, já que esse jornal é um importante veículo de disseminação de conhecimento. Obteve-se como principais resultados: a) heterogeneidade de autores e instituições que publicam na área, sendo seu principal representante Brian A. Iwata e a University of Kansas; b) predomínio de indivíduos com desordens no desenvolvimento como público alvo; c) timeout e punição física como o procedimento e estímulo punidor mais utilizado; d) a utilização frequente de análises de preferência e funcionais na década de 90 e) poucas pesquisas que investigam a generalidade de forma controlada; e f) poucos autores que definem punição e revelam suas referências teóricas sendo que a maioria dos pesquisadores tende a definir punição como Azrin e Holz (1966). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desordens no desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Controle aversivo | pt_BR |
dc.subject | Generalidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Relação entre teoria e prática no estudo da punição: revisão bibliográfica de pesquisas experimentais aplicadas publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis de 1968 a 2013 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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