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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28167| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A análise de registros de observação como instrumento de identificação de variáveis de controle do comportamento de menino com queixa escolar |
| Autor(es): | Alckmin, Lúcia Helena Monteiro |
| Primeiro Orientador: | Assis, Fátima Regina Pires de |
| Resumo: | Registros de observação elaborados por alunos de Estágio Básico do curso de Psicologia da PUCSP foram analisados com o objetivo de identificar possíveis variáveis de controle do comportamento de menino de cinco anos, aluno da educação infantil de uma escola particular da cidade de São Paulo, que apresentava comportamento inadequado e agressivo, tanto com professores quanto colegas. Foram analisados os registros de três estagiários, referentes ao comportamento da criança em atividades de três professores, em 2015 e 2016, compondo 33 horas de observação direta. Os registros foram organizados por de observador e a cada observador, por professores. Após leitura inicial, foram elaboradas colunas de três termos: antecedente, resposta, consequente. Foram analisadas as relações antecedente e respostas, e respostas e consequentes. Os dados obtidos mostraram que os, em sua maioria, tratavam de mandos liberados por professores e colegas. A análise dos registros dos três observadores apontou maior porcentagem de comportamentos considerados adequados, tendo como antecedentes tanto, mandos de professores como de colegas. Quanto as consequências; foi identificado que a maioria dos comportamentos considerados adequados não eram seguidos por consequência de professores ou colegas. Já os comportamentos considerados inadequados eram seguidos por alguma consequência com aspectos negativo. As consequências demostram não haver um reforçamento diferencial entre as respostas consideradas adequadas e inadequadas. Com a análise final dos dados pudemos notar também que houve provável aumento de liberação de consequências com aspectos positivos. No entanto não foram contingentes a adequação ou inadequação das respostas a que seguiam |
| Palavras-chave: | Observação e análise de dados do comportamento Reforço diferencial Estigmatização do aluno problema Medicalização de crianças |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Alckmin, Lúcia Helena Monteiro. A análise de registros de observação como instrumento de identificação de variáveis de controle do comportamento de menino com queixa escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28167 |
| Data do documento: | 1-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LÚCIA HELENA MONTEIRO ALCKMIN - TCC.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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