REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28167
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A análise de registros de observação como instrumento de identificação de variáveis de controle do comportamento de menino com queixa escolar
Autor(es): Alckmin, Lúcia Helena Monteiro
Primeiro Orientador: Assis, Fátima Regina Pires de
Resumo: Registros de observação elaborados por alunos de Estágio Básico do curso de Psicologia da PUCSP foram analisados com o objetivo de identificar possíveis variáveis de controle do comportamento de menino de cinco anos, aluno da educação infantil de uma escola particular da cidade de São Paulo, que apresentava comportamento inadequado e agressivo, tanto com professores quanto colegas. Foram analisados os registros de três estagiários, referentes ao comportamento da criança em atividades de três professores, em 2015 e 2016, compondo 33 horas de observação direta. Os registros foram organizados por de observador e a cada observador, por professores. Após leitura inicial, foram elaboradas colunas de três termos: antecedente, resposta, consequente. Foram analisadas as relações antecedente e respostas, e respostas e consequentes. Os dados obtidos mostraram que os, em sua maioria, tratavam de mandos liberados por professores e colegas. A análise dos registros dos três observadores apontou maior porcentagem de comportamentos considerados adequados, tendo como antecedentes tanto, mandos de professores como de colegas. Quanto as consequências; foi identificado que a maioria dos comportamentos considerados adequados não eram seguidos por consequência de professores ou colegas. Já os comportamentos considerados inadequados eram seguidos por alguma consequência com aspectos negativo. As consequências demostram não haver um reforçamento diferencial entre as respostas consideradas adequadas e inadequadas. Com a análise final dos dados pudemos notar também que houve provável aumento de liberação de consequências com aspectos positivos. No entanto não foram contingentes a adequação ou inadequação das respostas a que seguiam
Palavras-chave: Observação e análise de dados do comportamento
Reforço diferencial
Estigmatização do aluno problema
Medicalização de crianças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Alckmin, Lúcia Helena Monteiro. A análise de registros de observação como instrumento de identificação de variáveis de controle do comportamento de menino com queixa escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28167
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÚCIA HELENA MONTEIRO ALCKMIN - TCC.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.